O MULTICULTURALISMO E UM NOVO OLHAR SOBRE O OUTRO: A IMPORTÂNCIA DE SE EDUCAR PARA A DIVERSIDADE
Resumen
O presente artigo propôs uma reflexão sobre os caminhos de uma nova visão sobre o outro, sua cultura, seus costumes, numa abordagem educacional buscando fazer a ponte entre a responsabilidade da educação em promover a mudança para uma concepção crítica de convivência com as diferentes identidades culturais. A abordagem lança um olhar plural sobre o contexto escolar e seus desafios em expandir a postura multicultural para além das disciplinas curriculares, estimulando a percepção de uma cidadania plural, sensível às diferenças que motive a ruptura de processos excludentes e a construção de um novo olhar sobre o outro e suas nuances identitárias.
Citas
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa/Rio de Janeiro, Diffel/Bertrand, 1989.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1934. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 09 de outubro de 2018.
CARDOSO, C. M. Tolerância e seus limites: um olhar latino-americano sobre diversidade e desigualdade. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
CANDAU, Vera Maria, ANHORA, Carmen Teresa G., (2000). A questão didática e a perspectiva multicultural: uma articulação necessária. Trabalho apresentado na 23ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, MG.
CANEN, Ana. O Multiculturalismo e seus Dilemas: implicações na educação. Comunicação & Política, v. 25, p. 101, 2007.
CANEN, Ana, MOREIRA, Antonio Flavio B., (2001). Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. In: CANEN, A., MOREIRA, A. F. B., (orgs.). Ênfases e omissões no currículo. Campinas: Papirus, 2001.
CANEN, A.; OLIVEIRA, A. M. A. de Multiculturalismo e currículo em ação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.21, p.61- 74, set./dez. 2002.
CANDAU, V. M.F. Pluralismo cultural, cotidiano escolar e formação de professores. In: CANDAU, V. M. F.. Magistério construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.
COSTA, S.; WERLE, D. L. Reconhecer as diferenças: liberais, comunitários e as relações raciais no Brasil. In: SCHERER WARREN, I. et al. Cidadania e multiculturalismo: a teoria social no Brasil contemporâneo. Florianópolis/Lisboa: Editora da UFSC/Socius, 2000, p. 82-116.
FISCHMANN, Rosely. Educação, direitos humanos, tolerância e paz. In: Paidéia, v. 11, n. 20. Ribeirão Preto: 2001.
FRASER, Nancy. Recognition without Ethics? In:Theory, Culture & Society. (SAGE, London, Thousand Oaks and New Delhi). Vol. 18 (2-3): 21-42, 2001ª.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais de nosso tempo. Educação & realidade, v.22, n.2, p.15-46, nº: 02. 1997.
MCLAREN, P. (1997). Multiculturalismo crítico. São Paulo. Cortez.1997.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil(1995-2000). Avanços, desafios e tensões.Revista Brasileira de Educação, 2001. Disponível em< http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n18/n18a07> Acesso em 10 de outubro de 2018.
MOREIRA, Antônio Ferreira e CANDAU, Vera Maria, (2003). Educação escolar e culturas: construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, nº 23, mai-ago, 2003. Disponível em< http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27502312> Acesso em 10 de outubro de 2018.
NACIONAL, Parâmetros Curriculares. Disponível em< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em 15 de outubro de 2018.
RITZER, G. Teoria Sociológica contemporânea. Trad. Maria Teresa Casado Rodrigues. Madrid: McGRAW-HILL, 1991.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. A Educação em Tempos de Neoliberalismo. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma concepção multicultural de direitos humanos, 1997. Disponível em< http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Concepcao_multicultural_direitos_humanos_RCCS48.PDF>. Acesso em 12 de outubro de 2018.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.Por uma concepção multicultural de direitos humanos.
SANTOS, Boaventura de Sousa. NUNES, João Arriscado. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade.In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.).Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 2003(Série Reinventar a emancipação social: para novos manifestos, v.3).
_____.Os processos da globalização.In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). A globalização e as ciências sociais. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SEMPRINI, Andrea. Multiculturalismo. Tradução: Laureano Pelegrin. Bauru, SP: Edusc, 1999.
TAYLOR, C. As fontes do Self. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).