ATUALIZAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NA OBRA INFANTOJUVENIL HISTÓRIAS DE NINAR PARA GAROTAS REBELDES
Resumen
Este trabalho desenvolve uma leitura analítica da obra infanto-juvenil Histórias de ninar para garotas rebeldes - 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias. O estudo pauta-se nas dimensões dos gêneros do discurso e nos seus três pilares constitutivos - conteúdo temático, estilo e estrutura composicional postulados por Bakhtin, assim como no conceito de dialogismo presente nos enunciados. Objetivamos compreender de que modo a obra se utiliza do gênero conto maravilhoso/de fadas para materializar a biografia de mulheres e verificar as relações dialógicas nesse novo formato de texto. Por se tratar de um livro infantojuvenil repleto de ilustrações, também damos visibilidade aos signos icônicos enquanto parte da construção do sentido da obra. Partindo da noção de que o sujeito constitui-se discursivamente e aprende, ao longo da sua constituição, a moldar o discurso em forma de gênero (Bakhtin, 2003), podemos pensar que a obra analisada se utiliza da tradição do conto de fadas, um dos gêneros mais amplos e expressivos, para introjetar, através dos mitos, novas atitudes em relação à mulher na dimensão cultural/social do contexto atual, colaborando para que o sujeito apreenda, assim, novas vozes sociais em circulação na sociedade.
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