ATUALIZAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NA OBRA INFANTOJUVENIL HISTÓRIAS DE NINAR PARA GAROTAS REBELDES

  • Rosiana Kist Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Ana Claudia Munari Domingos Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Cristiane Dall' Cortivo Lebler Universidade de Santa Cruz do Sul
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil; semiótica; gêneros do discurso; contos de fadas.

Resumo

Este trabalho desenvolve uma leitura analítica da obra infanto-juvenil Histórias de ninar para garotas rebeldes - 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias. O estudo pauta-se nas dimensões dos gêneros do discurso e nos seus três pilares constitutivos - conteúdo temático, estilo e estrutura composicional postulados por Bakhtin, assim como no conceito de dialogismo presente nos enunciados. Objetivamos compreender de que modo a obra se utiliza do gênero conto maravilhoso/de fadas para materializar a biografia de mulheres e verificar as relações dialógicas nesse novo formato de texto. Por se tratar de um livro infantojuvenil repleto de ilustrações, também damos visibilidade aos signos icônicos enquanto parte da construção do sentido da obra. Partindo da noção de que o sujeito constitui-se discursivamente e aprende, ao longo da sua constituição, a moldar o discurso em forma de gênero (Bakhtin, 2003), podemos pensar que a obra analisada se utiliza da tradição do conto de fadas, um dos gêneros mais amplos e expressivos, para introjetar, através dos mitos, novas atitudes em relação à mulher na dimensão cultural/social do contexto atual, colaborando para que o sujeito apreenda, assim, novas vozes sociais em circulação na sociedade.

Biografia do Autor

Rosiana Kist, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestranda e bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Letras – Leitura e Cognição na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); licenciada em Letras/Português e graduada em Comunicação Social/Relações Públicas pela mesma Universidade.

Ana Claudia Munari Domingos, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), na área de Teoria da Literatura. Linha de Pesquisa: Estudos literários e midiáticos. Grupos de pesquisa: Intermídia (CNPq); Literatura, artes e mídias (Anpoll). Projeto de pesquisa: Vozes da ficção: o narrador na cultura da conexão; Intermidialidade: objetos, teorias, práticas. Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da Literatura; Literatura Comparada; Ficção contemporânea; Intermidialidade; Teorias da leitura; Formação do leitor e leitura; Convergência de mídias e hiperleitura; Harry Potter. 

Cristiane Dall' Cortivo Lebler, Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). É Mestre (2009) e Doutora (2013) em Letras - área de concentração Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com dissertação e tese na linha de pesquisa Texto, Enunciação, Discurso: teoria e prática. Atualmente, atua como professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul.É vice-lider do grupo do grupo de pesquisa Linguagem e Cognição (UNISC) eintegrante do grupo de pesquisa O ensino da leitura e da escrita pela perspectiva da Teoria da Argumentação na Língua (PUCRS). É coordenadora adjunta do curso de Letras EaD da Unisc. Além disso, é membro do Grupo de Trabalho da Anpoll Linguística do Texto e Análise da Conversação. Áreas de interesse: Ensino de língua materna; Semântica; Argumentação; Enunciação.

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Publicado
2019-04-03