COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: UM GUIA DE ACESSO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Resumen

O presente artigo aborda a Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Açailândia e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Palmas. A pesquisa parte da premissa de que é fundamental que os estudantes tenham conhecimentos básicos sobre a instituição, os cursos técnicos ofertados e os vários benefícios institucionais oportunizados. Tudo isso visando aprimorar a comunicação institucional com a comunidade estudantil, democratizando o acesso à informação a todos que dela necessitam. Neste contexto, a pesquisa propôs o seguinte problema: um guia digital tem potencial de auxiliar candidatos dos processos seletivos na escolha consciente dos cursos técnicos ofertados pelas instituições de EPT? O objetivo foi orientar candidatos(as) dos processos seletivos de acesso à Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Campus Açailândia, através da aplicação de um produto educacional.

Biografía del autor/a

Bruno Almeida dos Santos Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Tocantis (IFTO), especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Futura, graduado em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá. É servidor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). La

Cláudio de Castro Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba, graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia. É professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Citas

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Publicado
2025-09-10