EDITORIAL

Resumen

Os artigos aqui reunidos procuram, cada um a seu modo, revisitar e investigar essas tensões históricas. A proposta deste dossiê, surgiu da significante necessidade de agrupar uma diversidade expoente de pesquisas, com suas essências críticas, plurais e importantes para a historiografia educacional. A História da Educação para além da concepção de especialidade da História, se caracteriza como uma escrita das marcas da resistência das sociedades, frente às adversidades impostas por diferentes grupos políticos e seus interesses.

Biografía del autor/a

Ana Raquel Costa Dias, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), no Departamento de Teoria e Fundamentos na área de História da Educação. Doutora e Mestra em Educação (Estado, Políticas e História da Educação) pela Universidade Federal de Goiás. Graduação em Pedagogia (FE-UFG). Especialista em História Cultural: imaginário, identidades e narrativas (PPGH-UFG). Coordenadora do GT de História da Educação da ANPUH-GO.

Keides Batista Vicente, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Possui graduação em História - Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Federal de Goiás - Campus Avançado de Catalão - GO (2001), Graduação em Pedagogia, IFG - Campus Urutaí (2002),Mestrado em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2019). Realizou o Estágio Pós doutoral em Educação (2024), UFG. Atualmente é professora pesquisadora no curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Goiás Câmpus Metropolitano, Unidade Universitária de Inhumas. Na referida instituição atua também no Programa de Pós-graduação em Educação na linha Trabalho, Estado e Políticas Educacionais. Tem experiência na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em e para os Direitos Humanos, História da Educação, História Oral, Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Universidade, Ditadura Militar no Brasil e América Latina, Direito e Dever à memória e gênero. Integra o GT em História da Educação na ANPUH Goiás, a Associação Brasileira de História Oral - ABHO, a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos.

Alessandra de Oliveira Santos, SEDUC - GO

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFG. Atualmente é servidora pública da Secretaria de Estado da Educação de Goiás com o cargo de professora PIV.

Citas

.
Publicado
2024-11-12