O PAPEL DO NEUROPSICOPEDAGOGO E DO PSICANALISTA CLÍNICO NO DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS NEUROPSICOLÓGICOS
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar o papel do neuropsicopedagogo no diagnóstico e na intervenção precoce em crianças com transtornos neuropsicológicos. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica com base em estudos acadêmicos e científicos relevantes. A metodologia consistiu em uma análise crítica e interpretativa das publicações que abordam a atuação desse profissional no contexto dos transtornos que afetam o desenvolvimento infantil. Os resultados apontam que o neuropsicopedagogo exerce função essencial na identificação de dificuldades de aprendizagem e na elaboração de estratégias pedagógicas individualizadas. Sua atuação contribui para o planejamento de intervenções que consideram as especificidades cognitivas e emocionais da criança, favorecendo a inclusão escolar e social. A integração de conhecimentos da neurociência e da pedagogia possibilita um acompanhamento mais eficaz e humanizado, promovendo o desenvolvimento global e o processo de aprendizagem infantil.
References
análise de conceitos e perspectivas para a formação do profissional. Revista Educação Especial, v. 29, n. 58, p. 237-252, 2016.
BASTOS, A. C. D.; STOCCO, R. C. B.; COUTINHO, G. A.; MIRANDA, D. M.
Intervenção precoce em neurodesenvolvimento. Revista Brasileira de Psiquiatria,
v. 38, p. 1-8, 2016.
FERREIRA, R. F.; SILVA, F. G. Neuropsicopedagogia e psicanálise: interface e complementaridade. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, n. 2, p. 321- 336, 2013.
MARCHEZI, R. B.; MACEDO, E. C. Neuropsicopedagogia e psicanálise: uma parceria possível na intervenção com crianças. Revista Psicopedagogia, v. 31, n. 97, p. 28-37, 2014.
RIZZO, A. C.; KIRSTEN, V. R.; ROHDE, L. A. Transtornos neurobiológicos do desenvolvimento: diagnóstico e intervenção precoce. Jornal de Pediatria, v. 86,
n. 3, p. 209-217, 2010.
SALLES, J. F. S.; LADEIRA, C. T. M.; LOPES, J. C. F. Neuropsicopedagogia e psicanálise: uma interface possível. Revista de Psicopedagogia, v. 34, n. 104, p. 17-28, 2017.
METRING, Roberte; SAMPAIO, Simaia. Neuropsicopedagogia e aprendizagem.
Wak, 2020.
SIMÃO, Guilherme Faquim; CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé; FERRANDINI, Liliene Maria. Contribuições da Neuropsicopedagogia no Contexto Educacional: um novo olhar para a instituição escolar. Educere et Educare, v. 15, n. 36.
FERREIRA, Simone; DA SILVA, Fabio José Antonio. O TRABALHO DO NEUROPSICOPEDAGOGO: atuação, ética e importância demonstradas através de um relato de experiência. Scientia Generalis, v. 2, n. 2, p. 14-22, 2021.
DA SILVA, Maria Julieta Ferreira; CARDOSO, Fabrício Bruno. A identificação precoce de uma possível deficiência intelectual através de uma perspectiva neuropsicopedagógica. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 37767- 37774, 2020.
MELO, Dilce; OLIVEIRA, Isis F.; SILVA, Tamires de Oliveira. A neuropsicopedagogica e a psicologia no âmbito escolar como recurso facilitador da promoção da aprendizagem dos alunos com deficiência. Estudos IAT, v. 6, n. 1, p. 19-35, 2021.
MIRANDA, T. A. (2021). Uma análise pedagógica da atuação da neuropsicopedagogia frente ao desenvolvimento da aprendizagem e da memória. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 394–409.
FÜLLE, A. ., & LOPES, L. S. . (2023). HISTÓRICO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO BRASIL: ORIGENS, CONQUISTAS E PERSPECTIVAS. Revista Ibero-
Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 987–1001.
DA SILVA LAGE DE CASTRO, F., & VERGILIO DA SILVA, S. (2020). A atuação do
neupsicopedagogo no empoderamento da aprendizagem. Revista Mythos, 12(2), 102-114.
SILVEIRA, Rafael da. Perspectivas à Psicopedagogia da Criança no Brasil.
Revista AMAzônica, v. 24, p. 588-599, jul-dez, 2019, ano 12.
MENESES, Thais Monteiro De. A atuação do neuropsicopedagogo frente aos transtornos globais do desenvolvimento. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020.
SILVEIRA, Rafael da. O que faz um Neuropsicopedagogo? Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 5, 2019, ISSN 2447-6943. UFPE.
VEIGA, Nathália de Souza Andrade. Neuropsicopedagogia: a tríade transdisciplinar. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 25, 5 de julho de 2022.
GRILLO, Eugênio; SILVA, Ronaldo J. M. da. Manifestações precoces dos transtornos do comportamento na criança e no adolescente. Jornal de Pediatria,
v. 80, n. S1, p. 21-27, março-abril 2004. Sociedade Brasileira de Pediatria.
XAVIER SOUSA JUNIOR, P. de T.; LOPES COSTA FREIRE, K. R.
NEUROPSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE
NOVOS CAMINHOS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 85–102, 2023
CARVALHO, Lucimeire Nova de. BENATTI, Rosângela. Contribuição da neuropsicopedagogia para indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 05, Vol. 12, pp. 63-68. Maio de 2020.
HENNEMMANN, Ana Lúcia. Neuropsicopedagogia Clínica. Disponível em:
BARBOSA, Nádia Rosa Tavares. Neuropsicopedagogia. Revista Multidisciplinar da FAUESP, v. 4, n. 7, 2022.
LIMA, Silvana Ferreira; LOPES, Meiriane; SIRLEY, Terezinha. Contribuições da neurociência e do neuropsicopedagogo no processo ensino aprendizagem. Revista Comunicação Universitária, v. 1, n. 2, 21 de dezembro de 2021.
MENDES, Suely Costa; MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza. A escuta das crianças como instrumento qualitativo para a atuação do neuropsicopedagogo no contexto do espaço escolar. Estudos IAT, Salvador, v. 4, n. 1, p. 20-33, mar. 2019.
MUNIMOS, Silvia Szterling. Sobre a (im)possibilidade de aprender: psicopedagogia e psicanálise. Pelotas: Editora UFPel, 2022. 170p.
GONÇALVES, Maria Célia da Silva; JESUS, Bruna Guzman de (org.). Educação Contemporânea - Volume 08 – Educação Inclusiva. Belo Horizonte, MG: Poisson, 2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).