AS AVENTURAS DOS PEQUENOS MOSQUETEIROS: UM PROJETO DE GAMIFICAÇÃO NO COMBATE À DENGUE

Abstract

Este artigo apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um jogo elaborado a partir do conceito de gamificação aplicado em uma cartilha desenvolvida pela Fiocruz denominada "As Aventuras dos Pequenos Mosqueteiros". Utilizando a plataforma Scratch, o jogo é voltado para crianças de 6 a 10 anos e tem com o objetivo conscientizar e capacitar esse público no combate ao mosquito Aedes aegypti e à dengue. A relevância do jogo é enfatizada pelo contexto atual, onde o Brasil enfrenta uma crise de proliferação do vírus da dengue, com alto índice de casos entre crianças. A proposta busca engajar os jovens de maneira interativa, aproveitando a ludicidade e os estímulos dos jogos digitais para promover o aprendizado e a conscientização.

Author Biographies

Adilson Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bacharel em Administração pela Faculdade UNA de Uberlândia. Mestrando do curso de Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Diego Ruy Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Mestrando do curso de Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. 

Renato de Aquino Lopes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Docente da Faculdade de Computação (FACOM) da Universidade Federal de Uberlândia – UFU e também do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação.

Ricardo Higinio de Souza e Valgas, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS. Mestrando do curso de Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

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Published
2024-12-09