RESSIGNIFICANDO O MÉTODO DO CASO: PROPOSTA PARA UM ENSINO CRÍTICO-PROBLEMATIZANTE
Abstract
Este artigo visa refletir sobre como (1) transformar o ensino de administração em uma práxis mais afeita ao estímulo do pensamento crítico dos alunos e (2) reduzir a dependência das escolas de administração brasileiras em relação ao conteúdo euro-americano predominante na literatura acadêmica utilizada na formação em gestão. Assim, inicialmente procurar-se-á apresentar seu propósito e perspectiva de abordagem, familiarizar o(a) leitor(a) com as atuais características do ensino brasileiro e, na sequência, despertá-lo(a) para a necessidade de transformar esse processo em um ensino problematizante, utilizando o método do caso. Posteriormente, o texto torna-se predominantemente esquemático, pois a intenção é que os docentes encontrem – além de uma reflexão abrangente sobre o ensino e o método do caso –, um roteiro prático para “começarem já” a produzir seus casos. Estimulado por esse espírito, apresentou-se um caso-exemplo e foram tecidos comentários finais sobre o esforço empreendido.
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