TECENDO HISTÓRIAS COM FIOS MULTIMODAIS EM CONEXÃO COM LETRAMENTO E MULTILETRAMENTOS
Abstract
O mundo contemporâneo está marcado pela era digital e tem exigido que o ensino de língua passe a considerar as novas habilidades de leitura e escrita que interagem com as práticas existentes e que se conectam a textos multissemióticos, exigindo multiletramentos. Diante do exposto, este artigo procura discutir uma proposta de letramento por meio de relatos pessoais multimodais, a partir de recursos tecnológicos, objetivando o aumento da competência leitora e escritora dos estudantes do Ensino Fundamental II.
References
BORGATTO, A. T.; BERTIN, T.; MARCHEZI, V. Projeto teláris: português. São Paulo: Ática, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): 3º e 4º ciclos do ensino fundamental - língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COSCARELLI, C. V. Alfabetização e letramento digital. In: COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2011. p. 25-40.
DIONÍSIO, A. P. (Org.). Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Recife: Pipa Comunicação, 2014.
HALLIDAY, M.; MATTIESSEN, C. An Introduction to Functional Grammar. New York: Oxford University Press, 1985 apud DIONÍSIO, A. P. (Org.). Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Recife: Pipa Comunicação, 2014.
KLEIMAN, A. B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas: Cefiel/IEL/Unicamp, 2005. (Coleção Linguagem e Letramento em Foco. Ministério da Educação.)
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2008a. p. 15-61.
KLEIMAN, A. B. (Org.). Letrando: atividades para a formação do professor alfabetizador. Campinas: Cefiel/IEL/Unicamp, 2008b. (Coleção Linguagem e Letramento em Foco. Ministério da Educação.)
LEMKE, J. Multiplying Meaning. In: MARTIN, J.; VEEL, R. (Org.). Reading Sciences. London: Routledge, 1998 apud ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Conteúdos básicos comuns: Português - Educação Básica - Ensino Fundamental. Belo Horizonte, 2005.
RIBEIRO, A. E. Navegar lendo, ler navegando: aspectos do letramento digital e da leitura de jornais. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2008.
RIBEIRO, A. E. Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade. Signo: revista do Departamento de Letras da Unisc, Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, p. 21-34, 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3714. Acesso em: 16 fev. 2015.
RIBEIRO, J. O. Educação e Novas Tecnologias: um olhar para além da técnica. In: COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2011. p. 85-97.
ROJO, R. H. R. Concepções não-valorizadas de escrita: a escrita como “um outro modo de falar”. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2008. p. 65-89.
ROJO, R. H. R. Cenários futuros para as escolas. In: ROJO, R. H. R. (Org.). Caderno educação no século XXI - multiletramentos. V. 3. São Paulo: Fundação Telefônica, 2013. p. 19-22.
ROJO, R. H. R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SOARES, M. As muitas facetas da alfabetização. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 19-24, fev. 1985. Disponível em : http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/640.pdf. Acesso em: 10 out. 2015.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf. Acesso em: 15 jan. 2015.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-7, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 15 jan. 2015.
THORNBURG, D. Campfires in Cyberspace: Primordial Metaphors for Learning in the 21st Century. 1996. Disponível em: http://www.tcpd.org/Thornburg/Handouts/Campfires.pdf. Acesso em: 30 set. 2015.
VIEIRA, J.; SILVESTRE, C. Introdução à multimodalidade: contribuições da gramática sistêmico-funcional, análise de discurso crítica, semiótica social. Brasília, DF: J. Antunes Vieira, 2015.
ZACHARIAS, V. R. de C. Letramento digital: desafios e possibilidade para o ensino. In: COSCARELLI, C. V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).