AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS PELA CRIANÇA SURDA
Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise bibliográfica sobre a aquisição de línguas em crianças surdas. Para isso são tratados assuntos como: quais as diferenças entre o desenvolvimento linguístico da pessoa ouvinte com uma pessoa surda, as dificuldades da família ouvinte ao possuir um filho surdo, a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua dos surdos brasileiros e por fim, o papel do Estado em garantir ao cidadão surdo um ensino de qualidade na modalidade de educação bilíngue assegurado pela Lei Nº 14.191/2021. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico de cunho qualitativo fundamentada em estudos realizados por autores como Quadros (1997), Quadros e Karnopp (2001, 2004), Giordani (2006) e Nascimento (2022). Dessa forma, o trabalho foi subdividido em tópicos intitulados: A família e a criança surda, Língua Brasileira de Sinais - Libras, A Escola como provedora de Línguas e Considerações Finais.
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