REVITALIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: OPORTUNIDADES PARA A ESCOLA E PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Abstract
O artigo consta de um relato de uma diagnose escolar que envolveu o processo de revitalização do Laboratório de Ciências de uma escola pública através de uma intervenção do PIBID de Biologia. O principal objetivo foi reativar o ambiente, de modo que possibilitasse a realização de aulas práticas mais atrativas e dinâmicas para os alunos, oportunizando neste espaço também a construção de modelos didáticos que fizessem parte do acervo do mesmo. Através das aulas práticas realizadas e de um questionário avaliativo aplicados às turmas de alunos que participaram das primeiras aulas práticas, evidenciou-se que apesar de 70% dos alunos já conhecerem o espaço antes da revitalização, somente 40% já haviam usado o mesmo para aulas práticas. Sobre a intervenção do PIBID realizada no laboratório, 38,4% dos alunos afirmaram que não podiam opinar, pois não conheciam o espaço antes, 30,8% apontaram ter ficado melhor a organização e 30,8% reconheceram ter ficado mais atrativo para a aprendizagem. Foi unânime o interesse em ter mais aulas práticas neste local e afirmaram o quanto estas aulas auxiliam a compreender melhor e relacionar os conteúdos com o dia a dia.
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