REVITALIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: OPORTUNIDADES PARA A ESCOLA E PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Abstract

O artigo consta de um relato de uma diagnose escolar que envolveu o processo de revitalização do Laboratório de Ciências de uma escola pública através de uma intervenção do PIBID de Biologia. O principal objetivo foi reativar o ambiente, de modo que possibilitasse a realização de aulas práticas mais atrativas e dinâmicas para os alunos, oportunizando neste espaço também a construção de modelos didáticos que fizessem parte do acervo do mesmo.  Através das aulas práticas realizadas e de um questionário avaliativo aplicados às turmas de alunos que participaram das primeiras aulas práticas, evidenciou-se que apesar de 70% dos alunos já conhecerem o espaço antes da revitalização, somente 40% já haviam usado o mesmo para aulas práticas. Sobre a intervenção do PIBID realizada no laboratório, 38,4% dos alunos afirmaram que não podiam opinar, pois não conheciam o espaço antes, 30,8% apontaram ter ficado melhor a organização e 30,8% reconheceram ter ficado mais atrativo para a aprendizagem. Foi unânime o interesse em ter mais aulas práticas neste local e afirmaram o quanto estas aulas auxiliam a compreender melhor e relacionar os conteúdos com o dia a dia.

Author Biographies

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação em Ciências. Docente na UFSM, Palmeira das Missões e no Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências, UFSM. Universidade Federal de Santa Maria.

Fabiana Cavalheiro Scalei, Escola Estadual de Ensino Médio Venina Palma

Mestra em Educação pelo PPGDU da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Atualmente é professora da Escola Estadual de Ensino Médio Venina Palma.

Helton José Zanchi, Escola Estadual de Ensino Médio Venina Palma

Pós- graduação em Educação Interdisciplinar com ênfase em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional. Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos. Graduado em Ciências Biológicas, Universidade de Passo Fundo. Atualmente é professor da Escola Estadual de Ensino Médio Venina Palma.

Jamile Regina Outeiro da Silva , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduanda em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Maria.

Laura Godoi Oliveira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduanda em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Maria.

Lauren Victória de Oliveira , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduanda em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Maria. 

Tainá Ferreira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduanda em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Maria.

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Published
2024-12-09