INDIGENOUS WOMEN IN HIGHER EDUCATION: DATA FROM PARANÁ
Abstract
Este estudo acerca das mulheres indígenas no Ensino Superior, especificamente da Terra Indígena Rio das Cobras, compõe a pesquisa de mestrado em Educação na Unicentro realizada por uma indígena que vive e trabalha na aldeia. Apresenta dados do território indígena, lutas e resistências das mulheres no âmbito da terra, do conhecimento e do acesso à universidade e o potencial para o trabalho nas aldeias. Contextualiza o território com maior população kaingang e guarani no Paraná, suas escolas públicas, unidade de saúde, Brigada de Incêndio, unidade da Unicentro no território e possibilidades de trabalho. Realiza investigação bibliográfica e levantamento de dados sobre as mulheres kaingang e guarani no Ensino Superior. Considera avanços, permanecendo ainda o desafio da formação superior, destacando que as mulheres precisam conquistar espaço na participação da gestão dos territórios. Conclui que o movimento indígena precisa ocupar vagas públicas no Ensino Superior em contraposição ao ensino à distância privado.
References
BANIWA, Gersem. Educação Escolar Indígena no Brasil: avanços, limites e novas perspectivas. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia, Anais... Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2013. p. 1-13. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_encomendados/gt21_trabalhoencomendado_gersem.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
FREITAS, Elizandra Fygsãnh. Lei e Política na Terra Indígena Rio das Cobras: a influência do Estado Brasileiro sobre a Tradição Kaingang. 2017. 38 f. Monografia (Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências Sociais e Humanas) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Laranjeiras do Sul, 2017. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3060. Acesso em: 22 set. 2022.
GEHRKE, Marcos; SAPELLI, Marlene Lucia Siebert; FAUSTINO, Rosangela Celia. A formação de pedagogos indígenas em alternância no Paraná: uma contribuição à interculturalidade e ao bilinguismo. Revista Brasileira de Educação do Campo, [S. l.], v. 4, p. e7350, 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/7350. Acesso em: 12 jun. 2023.
GURSKI, Eder Augusto. A Luta e Retomada da Terra Indígena Rio das Cobras no Estado do Paraná (1940-1978). In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA, 13., 2020, [S.l.], Anais... Disponível em: https://www.encontro2020.pe.anpuh.org/resources/anais/22/anpuh-pe-eeh2020/1603397621_ARQUIVO_9e4874509d86e47dce05d6266a5dce13.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
IBGE. Dados do Censo Indígena Rio das Cobras. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2022. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2023-08/liv102018_1.pdf. Acesso em: 14 jun. 2023.
INEP. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.
ISA. Mapa das Organizações de Mulheres Indígenas no Brasil. Instituto Socioambiental. 2020. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/acervo/mapas-e-cartas-topograficas/brasil/mapa-das-organizacoes-de-mulheres-indigenas-no-brasil. Acesso em: 24 jun. 2023.
LIMA, Antônio Carlos de Souza. Ações afirmativas no ensino superior e povos indígenas no Brasil: uma trajetória de trabalho. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 24, n. 50, p. 377-448, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/4981de96d48867a145ae6ab6bd737f21/1?pqorigsite=gscholar&cbl=2040949. Acesso em: 15 jun. 2023.
MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). São Paulo: Paulinas, 2012.
OLIART, Patricia. Las organizaciones de mujeres indígenas en Perú y los discursos de los derechos indígenas y la equidad de género. In: Hernández, Aída Rosalba; Canessa, Andrew. Complementariedades y exclusiones en Mesoamérica y los Andes. [S.l.]: IWGIA, 2012. (Serie Testimonios).
PAULINO, Marcos Moreira. Povos indígenas e ações afirmativas: o caso do Paraná. 2008. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes/marcos_paulino.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.
PORTELA, Cristiane de Assis; NOGUEIRA, Mônica Celeida Rabelo. Sobre indigenismo e autoria indígena no Brasil: novas epistemologias na contemporaneidade. História Unisinos, São Leopoldo, v. 20, n. 2, p. 154-162, maio/ago. 2016. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/view/htu.2016.202.04. Acesso em: 15 jun. 2023.
PORTELA, Cristiane de Assis; NOGUEIRA Mônica Celeida Rabelo; GUIMARÃES, Sílvia. Saberes transformativos em práticas acadêmicas. Revista de Estudos em Relações Interétnicas, Brasília, v. 22, n. 1, p. 3-10, jan./abril. 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/25687/22586. Acesso em: 15 jun. 2023.
SANTOS, J. dos. Ações afirmativas e educação superior no Brasil: um balanço crítico da produção. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 234, 22 ago. 2012. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3570. Acesso em: 15 jun. 2023.
SILVA, Vitória Régia da; BRUNO, Maria Marta; MARTINS, Flávia Bozza. Ingresso das mulheres indígenas cresce 620% em 2009. Gênero e Número, [S.l.], 19 dez. 2019. Disponível em: https://www.generonumero.media/reportagens/ingresso-de-mulheres-indigenas-nas-universidades-cresce-620-desde-2009. Acesso em: 24 jun. 2023.
SIMÕES, Rodrigo. Participação indígena no Ensino Superior aumenta mais de 500% em seis anos; mulheres são a maioria. Quero bolsa, [S.l.], 19 abr. 2018. Disponível em: https://querobolsa.com.br/revista/participacao-indigena-no-ensino-superior-aumenta-mais-de-500-em-seis-anos-mulheres-sao-a-maioria. Acesso em: 23 jun. 2023.
TERENA, Jorge Miles da Silva. A biodiversidade do ponto de vista de um índio. Instituto Socioambiental: GTAA, 2003. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/L6D00027.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.
UNICENTRO. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (Terra Indígena). Guarapuava, 2018.
VEIGA-NETO, Alfredo. Gubernamentalidad y educación. Revista Colombiana de Educación, [S.l.], n. 65, p. 19.42, 2013. Disponível em: https://revistas.pedagogica.ed u.co/index.php/RCE/article/view/2180. Acesso em: 15 jun. 2023.
VERDUM, Ricardo et al. Mulheres indígenas, direitos e políticas públicas. Brasília: Inesc, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/mulheres_indigenas_direitos_pol_publicas.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).