MENINAS NAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a produção acadêmica acerca do debate sobre relações de gênero na rede federal de educação, ciência e tecnologia de modo a apresentar o que os programas de pós-graduação no país estão investigando sobre meninas nas áreas das ciências e tecnologias. Para tanto, optamos por uma revisão sistemática de literatura tendo como plataforma de levantamento de dados o banco de teses e dissertações da CAPES. A busca identificou quinhentos e cinco trabalhos e após o processo de exclusão dos duplicados e dos que não contemplam os objetivos desta pesquisa, sobraram vinte, dentre os quais foram divididos em dois temas: “propostas de combate às desigualdades de gênero” e “processos de discriminação no cotidiano escolar”. Os resultados evidenciam um importante avanço na identificação e na emergência de ações de prevenção e combate às desigualdades de gênero na área das ciências exatas e tecnologias.

Author Biographies

Tina Daniela Kayser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU). Graduada em Psicologia pela Faculdades Integradas de Taquara. Atualmente é psicóloga na Prefeitura de Rolante. 

Luciano Nascimento Corsino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutor em Educação e Pós-doutor em Educação e Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU) e no Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional na Universidade Federal do Ceará (PROEF). 

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Published
2024-06-17