ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE FUNÇÃO EXPONENCIAL COM GEOGEBRA NO SMARTPHONE
Abstract
Este artigo objetiva discutir os elementos necessários para a elaboração de atividades investigativas de Função Exponencial com o aplicativo GeoGebra no Smartphone. A proposta metodológica é de cunho qualitativo e os dados foram produzidos, a partir da análise de atividades elaboradas para uma oficina realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio. A referida análise foi realizada triangulando o enunciado das questões com autores referência na área das investigações matemáticas. Da análise realizada, concluímos que os elementos necessários para elaboração de atividades investigativas de Função Exponencial são: intencionalidade na elaboração dos enunciados das questões; elaborar questões que envolvam conceitos e representações simbólicas variadas, relativas à Função Exponencial; adotar uma perspectiva transdisciplinar, explorando uma situação oriunda das vivências dos alunos; integrar as ramificações da matemática em uma perspectiva intradisciplinar; propor o uso didático das tecnologias digitais, com a finalidade de abordar as diferentes propriedades da Função Exponencial.
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