TRANSMISSÕES DOS XVII JOGOS ESCOLARES DO TOCANTINS: A REALIDADE DA COBERTURA RADIOFÔNICA, DESAFIOS E PESPECTIVAS

Abstract

É imperioso discutir o papel das mídias especialmente as tradicionais como relevantes promotoras de discussões dos interesses sociais. Neste artigo analisamos com que frequência foram realizadas as coberturas aos XVII Jogos Escolares do Tocantins (JETS), tendo como referências das emissoras uma estatal e uma privada. A nossa finalidade foi identificar com que frequência as emissoras de rádio tem realizado as divulgações dos JETS. Os resultados apontam que as divulgações são insignificativas. O rádio tem ainda um alcance amplo territorial, assim é de indubitável responsabilidade cívica na relação com os cidadãos. Desejamos com resultados observados, que as emissoras de rádio do Tocantins ampliem as coberturas ao evento que ocorre anualmente, e envolve um grande número de pessoas protagonistas e coadjuvantes nos processos ensino e aprendizagem.

Author Biographies

Claudius Vinicius Souza Oliveira , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando em Educação - EDUCANORTE. Mestre em Educação - UFT,  graduado em Jornalismo (pela UFT), Educação Física (pela Claretiano), Tecnólogo em Gestão Pública (pelo IFTO), Pedagogia (pela UNEB). É professor da Educação Básica do Estado Tocantins.

Maria Jose de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós – Doutora em Educação. Doutora em Educação e Currículo. Graduada em História e em Pedagogia. Mestre em Educação.  É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC. Professora do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins. PPGE/ UFT.

Valquíria Guimarães da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Ciências da Comunicação, área de especialização em Estudos dos Media e do Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - Portugal Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba e mestre em Educação também pela Universidade Federal da Paraíba, Professora Associada da UFT. Atualmente está desenvolvendo seu estágio pós doutoral no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB).

References

Referências


A REDESAT. 96 FM. Disponível em: https://96fm.to.gov.br/a-redesat/. Acesso em: 08 dez. 2018

ASCOM. Jogos estudantis contribuem para formação de atletas e profissionais de destaque. Disponível em:. Acesso em: 27 dez. 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Edição 70, 2002.

BRASIL. Lei Nº4.117, de 27 de agosto de 1962. Institui o Código de Telecomunicações. Disponível em: . Acesso em: 04 jan. de 2019.

CBN Tocantins. Disponível em: . Acesso em: 08 de dezembro 2018.

FONSECA JÚNIOR, Wilson Corrêa da. Análise de Conteúdo. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

HERSCOVITZ, Heloíza Golbspan. Análise de conteúdo em jornalismo. In: LAGO, Cláudia; BENETTI, Márcia. Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

IBGE. Cidades Panorama Pedro Afonso/ Tocantins. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2018

JÚNIOR, Carlos Augusto Tavares. Rádio Jornalismo: Compartilhamento e Expressividade no Ciberespaço. 2013. Disponível em: . Acesso em: 03 fev. 2019.



MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: . Acesso em: 05 de nov. 2018.


SEDUC. Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esporte. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2018.

TOCANTINS. Regulamento Geral dos JETS 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2018.
Published
2025-02-18