A ESCUTA DO ACADÊMICO-ESTAGIÁRIO E O JALECO: DESAFIOS DA TRANSMISSÃO DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE
Abstract
Este artigo problematiza questões teóricas e práticas que representam desafios para a psicanálise brasileira, mais especificamente no contexto dos Serviços e Clínicas-Escolas associadas aos cursos de Psicologia. Baseia-se em uma pesquisa de doutorado conduzida em uma Clínica-Escola em Santa Catarina. A pesquisa se direcionou para a análise de casos clínicos trabalhados por acadêmicos-estagiários durante suas supervisões, com foco na escuta dos acadêmicos-estagiários frente a formulação de um manejo clínico e na transmissão da psicanálise na universidade. As análises são conduzidas principalmente por conceitos psicanalíticos, como transferência, inconsciente e associação livre. O artigo também discute as dinâmicas de poder e as normas que afetam acadêmicos-estagiários e supervisores nas Clínicas-Escolas, destacando a influência da instituição na relação com a população atendida e o papel dos supervisores diante dos desafios experienciados pelos acadêmicos-estagiários.
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