A ESCUTA DO ACADÊMICO-ESTAGIÁRIO E O JALECO: DESAFIOS DA TRANSMISSÃO DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE

Abstract

Este artigo problematiza questões teóricas e práticas que representam desafios para a psicanálise brasileira, mais especificamente no contexto dos Serviços e Clínicas-Escolas associadas aos cursos de Psicologia. Baseia-se em uma pesquisa de doutorado conduzida em uma Clínica-Escola em Santa Catarina. A pesquisa se direcionou para a análise de casos clínicos trabalhados por acadêmicos-estagiários durante suas supervisões, com foco na escuta dos acadêmicos-estagiários frente a formulação de um manejo clínico e na transmissão da psicanálise na universidade. As análises são conduzidas principalmente por conceitos psicanalíticos, como transferência, inconsciente e associação livre. O artigo também discute as dinâmicas de poder e as normas que afetam acadêmicos-estagiários e supervisores nas Clínicas-Escolas, destacando a influência da instituição na relação com a população atendida e o papel dos supervisores diante dos desafios experienciados pelos acadêmicos-estagiários.

Author Biographies

Gustavo Angeli, Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)

Psicólogo, doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá.  Docente do curso de Psicologia no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Mériti de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Psicóloga, professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil. Doutora em Psicologia Clínica na PUCSP. Pós-doutorado na Unesp - Universidade Estadual Paulista; Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais – CES - Universidade de Coimbra.

Pedro Valentim Eccher, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Psicólogo Clínico e Educador Popular, mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

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Published
2025-01-24