FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: OS SABERES DOCENTES NA CONTEMPORANEIDADE

Abstract

Este estudo se apropriou da Ciência Aberta como atividade científica de modo acessível, colaborativo e transparente no domínio dos conhecimentos, que visou compreender de que forma a formação continuada de professores, em um contexto de demandas emergentes no cenário escolar, entende os saberes docentes na contemporaneidade sobre o uso de tecnologias em atividades pedagógicas e de tecnologias digitais em atividades de ensino e de aprendizagens, bem como identificar limitações de investimentos na formação docente. Os resultados sublinham a necessidade de políticas públicas educacionais que atendam às demandas dos colégios frente a práticas docentes coerente e de qualidade.

Author Biographies

Vanessa de Souza Santos Moraes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Linguística e Literatura (PPGLLIT) pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) Mestre em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e Psicopedagogia Escolar, pelo Centro Universitário Itop – UNITOP. Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Inglesa e suas Literaturas, pela UFT. Atualmente é servidora pública do estado do Tocantins.

Ana Claudia Castiglioni, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Graduada em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).  Atualmente é professora associada nível I da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), atuando no curso de Letras do Câmpus de Araguaína, no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPGLLIT (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras. 

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Published
2025-02-18