PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DOCUMENTAL
Abstract
Diante de resultados preocupantes em relação à leitura e à escrita de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, este trabalho tem o intuito de analisar atividades de compreensão textual de livros didáticos de Língua Portuguesa para o 8º ano do ensino fundamental a partir do conceito de práticas de letramento. As discussões foram embasadas em Kleiman (2005; 2008), Bakhtin (2003), Street (2012; 2014), Volóchinov (2017) e Silva Júnior (2024). A orientação metodológica é vinculada à área da Linguística Aplicada, a partir de um estudo qualitativo de cunho documental. A partir da análise dos dados, observou-se que os livros didáticos englobam atividades que oscilam entre os modelos de letramento autônomo e ideológico em suas estruturas. Essa compreensão advém da observação da gradação de responsividade ativa presente no corpus analisado, destacando necessidades de ampliação de reflexões sobre as práticas de letramento no plano do ensino e da formação de professores.
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