PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DOCUMENTAL
Resumo
Diante de resultados preocupantes em relação à leitura e à escrita de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, este trabalho tem o intuito de analisar atividades de compreensão textual de livros didáticos de Língua Portuguesa para o 8º ano do ensino fundamental a partir do conceito de práticas de letramento. As discussões foram embasadas em Kleiman (2005; 2008), Bakhtin (2003), Street (2012; 2014), Volóchinov (2017) e Silva Júnior (2024). A orientação metodológica é vinculada à área da Linguística Aplicada, a partir de um estudo qualitativo de cunho documental. A partir da análise dos dados, observou-se que os livros didáticos englobam atividades que oscilam entre os modelos de letramento autônomo e ideológico em suas estruturas. Essa compreensão advém da observação da gradação de responsividade ativa presente no corpus analisado, destacando necessidades de ampliação de reflexões sobre as práticas de letramento no plano do ensino e da formação de professores.
Referências
ARONOWITZ, Stanley; GIROUX, Harry. Cultural Politics, Reading Formation and the Role of Teachers as Public Intellectuals. In: ARONOWITZ, Stanley; GIROUX, Harry. Postmodern Education. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1991. p. 87-113.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARTON, D.; HAMILTON, M. Literacy Practices. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (org.). Situated literacies: reading and writing in context. Londres: Routledge, 2000, p. 7-15.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC: Brasília, 2017.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 295-316.
CEREJA, William.; VIANNA, C. D.; Português: Linguagens - 8° Ano. São Paulo: Saraiva, 2022.
DELMANTO, D.; CARVALHO, L. B. CHINAGLIA, J. V. Jornadas - Novos caminhos – Língua Portuguesa - 8° Ano. São Paulo: Saraiva, 2022.
GOMES, Sílvio Nazareno de Sousa. A responsividade discente em atividades de análise linguística com o gênero crônica no ensino fundamental. 2016. 228 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional.
JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 2005.
JUNG, N. M. Identidades sociais na escola: gênero, etnicidade, língua e as práticas de letramento em uma comunidade rural multilíngue. 2003. Tese (Doutorado em Letras)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
KLEIMAN, Angela Bustos. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995. São Paulo. Contexto, 2008.
KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento. Não basta ensinar a ler e a escrever, v. 1, 2005.
KRAMER, Sônia; JOBIM, Solange (Orgs.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LIRA DOS SANTOS, Roberta. Práticas e eventos de letramento: um estudo sobre os usos sociais da escrita de jovens de meios populares. 2011. Dissertação de (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Pernambuco, 2011.
MINAYO, M. C. S. (rg.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 2009.
MOTERANI, Natalia Gonçalves. O modelo ideológico de letramento e a concepção de escrita como trabalho: um paralelo. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 35, n. 2, p. 135-141, 2013.
SILVA JÚNIOR, S. N. Leitura e compreensão discursiva no ensino: algumas contribuições da perspectiva dialógica. In: OLIVEIRA, O. S.; ABREU, K. F.; BESSA, J. C. R. (Orgs.). Bakhtin, linguagens e ensino: debates contemporâneos. Petrolina, PE: Editora do IFSertãoPE, 2024 (no prelo).
STREET, Brian. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In: MAGALHÃES, Izabel (org). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. 240p.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).