KAHAPÍ: RITUAL DA PRÁXIS EDUCATIVA TUKANO SEGUNDO OS YÚPURI SARARÓ BUUBERA PÕRA
Abstract
Este artigo tem como objetivo explorar a teoria o uso ritual do kahapí enquanto cultura material e sua relação com a educação do povo Tukano, oferecendo uma análise sobre o kahapí. A pesquisa se concentra na dimensão educacional do kahapí, fundamentada nas normas étnicas dos Tukano, além de ser conduzido por agentes detentores dos conhecimentos e das finalidades originárias dos seus usos e significados. O estudo, de natureza bibliográfica e observação participante, prioriza os autores pertencentes à família linguística Tukano Oriental (Tukano, Desana, Piratapuia, Tuyuka) e Arwak (Tariano), e é enriquecido com relatos de dois indivíduos Tukano do sib Sararó Yúpuri Búubera Põra, residentes em Manaus, Amazonas. A análise das experiências, os conteúdos, os princípios e os processos educativos relacionados ao kahapí revela suas ligações com a educação, a vida social, e as concepções cosmológicas e cosmogônicas das sociedades ancestrais do noroeste amazônico.
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