A FORMAÇÃO INICIAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL (1996/2023) – CURRÍCULO, PARTICIPAÇÃO E FORMAÇÃO CRÍTICA
Abstract
O objetivo do artigo é analisar as políticas de formação de professores da Educação Básica, a partir da LDB de 1996 aos dias atuais, nos aspectos da organização curricular, participação democrática e formação teórico-prática e crítico-criativa. Faz-se um debate sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais promulgadas em 2002, 2006, 2015 e 2019, atendo-se às propostas de formação teórica e prática dos currículos dos cursos, numa visão crítica e participativa. Como metodologia elegeu-se a pesquisa qualitativa, com delineamento de pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico. Ademais, recorreu-se à análise documental da legislação pertinente ao tema. Os resultados indicam que o Brasil sofre influência do paradigma neoliberal nas políticas de formação de professores, que as políticas são instáveis e voltadas à formação tecnicista e instrumental. Deve ser mais democrática nas decisões sobre políticas e currículos de formação de professores.
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