AJUSTE ENTRE TECNOLOGIA E O PASSADO ESCRAVISTA: O IMPACTO DA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA E DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO BERNARDO (1850-1910)
Abstract
O objetivo do estudo é verificar como a construção da ferrovia São Paulo Railway e o processo imigratório ocorridos na segunda metade do século XIX impactaram a história da educação da Freguesia de São Bernardo. Ancorado nos estudos de Martins (2004; 2015); Panizzolo (2020); Sevcenko (2004); Souza (2009) realiza-se uma análise de como aspectos de ordem econômica e populacional foram decisivos no tocante ao funcionamento das instituições escolares. Buscou-se na perspectiva da Micro-História (Ginzburg, 2007) analisar os documentos, cujos resultados apontam que, mesmo diante de dificuldades no tocante à frequência, houve ampliação de escolas na segunda metade do século XIX e primeiras décadas do XX e os filhos de imigrantes estavam matriculados nelas, juntamente com as crianças brasileiras que já habitavam em São Bernardo.
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