REVELAR HISTÓRIAS E PERCORRER MEMÓRIAS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO PEGADAS DE PAULO FREIRE
Abstract
Este relato de experiência apresenta as ações em andamento do Projeto de Pesquisa Pegadas de Paulo Freire nos polos de Paranoá-DF, Ceilândia-DF e Planaltina-DF, vinculado ao Centro de Memória e Documentação em Educação Popular, EJA e Movimentos Sociais do Distrito Federal (CMV-DF), resultante da colaboração entre Fóruns de Educação de Jovens e Adultos desde 2009. O objetivo geral consiste em constituir um “espaço” dinâmico para manter viva a memória da educação das pessoas trabalhadoras no DF. Os objetivos específicos consistem em ampliar o acesso a acervos, reestruturar o Portal dos Fóruns de EJA, promover formação em rede e elaborar projeto do Memorial Paulo Freire. Utilizando a Pesquisa-Ação, constante reflexão e relação dialógica com fontes históricas caracterizam a abordagem historiográfica, documental e exploratória. O projeto ultrapassa sua natureza acadêmica, representando uma jornada enriquecedora na construção de um legado educacional e cultural duradouro, comprometido com a educação de trabalhadores no Distrito Federal.
References
APPOLINÁRIO, Fábio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.
BARROS, Gabriel Meneses. “Há mister de saber que os subalternos também têm o direito de ser ‘respeitados’”: processos disciplinares contra professores paulistas (1887-1896). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/64849. Acesso em: 13 jan. 2024.
BARROS, José D'Assunção. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
MARQUES, Antonio José; STAMPA, Inez Terezinha. Arquivo do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos: memória e resistência. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional; São Paulo: Central Única dos Trabalhadores, 2012.
MARTINS, Dalton Lopes; CARVALHO JÚNIOR, José Murilo Costa; GERMANI, Leonardo. Projeto Tainacan: experimentos, aprendizados e descobertas da cultura digital no universo dos acervos das instituições memoriais. Pesquisa TIC Cultura, São Paulo, p. 59-68, 2018. Disponível em: https://pesquisa.tainacan.org/repositorio-de-pesquisa/projeto-tainacan-experimentos-aprendizados-e-descobertas-da-cultura-digital-no-universo-dos-acervos-das-instituicoes-memoriais/. Acesso em: 7 jan. 2024.
MOURA, Magnólia Pereira de. Relatório de acompanhamento do projeto Pegadas de Paulo Freire. FUP/UnB, 2024.
OLIVEIRA, Leila Maria de Jesus. Pegadas Históricas: educação de pessoas trabalhadoras no Distrito Federal (1957 a 1998). 2022. Tese Doutorado (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
PACHECO, Ricardo Gonçalves. Relatório de acompanhamento do projeto Pegadas de Paulo Freire. FUP/UnB, 2024.
RODRIGUES, Maria Emília de Castro; MACHADO, Maria Margarida. A Experiência da Construção de Centros de Referência em EJA No Brasil – um passo e um descompasso. In: BRZEZINSKI, Iria. Pós-Graduação e pesquisa em educação: contradições e desafios para a transformação social. Políticas e Formação de Professores. Goiânia: PUC Goiás, 2016. v. 2, p. 111-122.
SANTOS, Rafael Barcelos. Relatório de acompanhamento do projeto Pegadas de Paulo Freire. FUP/UnB, 2024.
SANTOS, Rafael Barcelos; SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares; NASCIMENTO, Fernanda Regina. Competência em informação aplicada aos discentes da Faculdade UnB Planaltina: desafios e integração das ações bibliotecária e docente. Ciência da Informação, Brasília, v. 45, n. 2, p. 74-88, maio/ago. 2016. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/3803. Acesso em: 4 jan. 2024.
VALDEZ, Diane; FERREIRA, Maíra Soares; RODRIGUES, Maria Emília de Castro; MACHADO, Maria Margarida (org.). A história guardada no Centro Memória Viva: Educação de Jovens e Adultos, educação popular e movimentos sociais. Goiânia: Cânone Editorial, 2015.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).