FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PALMAS - TO
Abstract
Esta pesquisa buscou refletir como a formação continuada pode auxiliar professores de séries iniciais do município de Palmas-TO a promover a educação inclusiva. Para a construção deste estudo, partiu-se de revisão bibliográfica e estudo documental, com análises de documentos oficiais e publicações voltadas à educação inclusiva nas esferas federal e no municipal. Notou-se que há bastante arcabouço teórico oriundo da União, porém, quando tratamos do município de Palmas, percebeu-se que a temática é recente, sendo incorporada aos documentos oficiais e legislações já existentes, porém não há legislações ou documentos oficiais específicos para a formação continuada a inclusão escolar. Concluiu-se o município de Palmas-TO necessita elaborar documentos que orientem os professores da rede de ensino, bem como realizar formações específicas para o tema. A falta de subsídios por parte do município prejudica diretamente os alunos com Necessidades Especiais, ferindo o direito ao acesso de uma educação pública de qualidade.
References
ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992.
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 05 de julho de 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 e dezembro e 1996. Lei de Diretrizes e Bases para a Educação. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm > Acesso em: 10 de julho de 2018.
BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007.Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil
_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm> Acesso em: 10 de julho de 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. A inclusão de crianças com deficiência na educação infantil. 2007. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/revista44.pdf> Acesso em: 20 de julho de 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2005. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/orientador1.pdf> Acesso em: 20 de julho de 2018.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. – 6. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.
GIROUS, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad.: Daniel Bueno – Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GERHARDT, T.E; SILVEIRA, D.T. org. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
MANTOAN , Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? — São Paulo: Moderna, 2003.
MELO, José Wilson Rodrigues de. Multiculturalismo Democrático: a Formação de Professores/as como Política Educacional. Espaço do Currículo, v.7, n.3, p.401-419, Setembro a Dezembro de 2014 ISSN 1983-1579. Disponível em< http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec Doi: 10.15687/rec.2014.v7n3.401419 401 > Acesso em 16 nov. 2018.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. A formação de professores e o aluno das camadas populares: subsídios para debate. in: ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. 11. ed., v.30. Coleção questões da nossa época. São Paulo: Cortez, 2011.
HERNANDÉZ, Fernando. A Construção da Subjetividade Docente como base para uma Proposta de Formação inicial de Professores de Artes Visuais. in OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. HERNANDÉZ, Fernando (org.). A formação de professor e o ensino das artes visuais. Santa Maria: Ed. UFSM, 2005.
PALMAS. Lei nº 2.238, de 19 de janeiro de 2016: Institui o Plano Municipal de Educação de Palmas e dá outras providências. Disponível em: < http://diariooficial.palmas.to.gov.br/media/diario/1424-19-1-2016-19-18-51.pdf#page=12>Acesso em: 12 de agosto de 2018.
PALMAS. Lei nº 2.374, de 19 de fevereiro de 2018. Disponível em: < http://www.palmas.to.gov.br/media/transparencia/f5a0bdf90a44afa795c1bd0cf3184808_14052018102420.pdf >Acesso em: 15 de julho de 2018.
PALMAS. Plano Municipal de Educação de Palmas: Uma Construção Participativa, Democrática E Dialógica - Documento Referência. Palmas, TO: 2012. Disponível em < http://www.palmas.to.gov.br/media/doc/arquivoservico/DOCUMENTO_REFERENCIA_PLANO_MUNICIPAL_DE_EDUCACAO.pdf> Acesso em: 05 de julho de 2018.
PUCCETTI, Roberta; BITTENCOURT, Cândida; SOUZA, Maria; MARQUES, Michelli. Rede Arte: contribuindo para a formação continuada/permanente do docente. Disponível em < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117062 > Acesso em 16 nov. 2018.
ROPOLI, Edilene Aparecida et al. A educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. – 23. ed. 8. reimpr. – São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, Antonio Carlos de; FIALHO, Francisco; OTANI, Nilo. TCC: Métodos e Técnicas. Florianópolis: Visual Books, 2007.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).