FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PALMAS - TO

  • Kamila Cunha dos Santos Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Profissionais da Educação. Formação Continuada. Inclusão Escolar.

Resumo

Esta pesquisa buscou refletir como a formação continuada pode auxiliar professores de séries iniciais do município de Palmas-TO a promover a educação inclusiva. Para a construção deste estudo, partiu-se de revisão bibliográfica e estudo documental, com análises de documentos oficiais e publicações voltadas à educação inclusiva nas esferas federal e no municipal. Notou-se que há bastante arcabouço teórico oriundo da União, porém, quando tratamos do município de Palmas, percebeu-se que a temática é recente, sendo incorporada aos documentos oficiais e legislações já existentes, porém não há legislações ou documentos oficiais específicos para a formação continuada a inclusão escolar. Concluiu-se o município de Palmas-TO necessita elaborar documentos que orientem os professores da rede de ensino, bem como realizar formações específicas para o tema. A falta de subsídios por parte do município prejudica diretamente os alunos com Necessidades Especiais, ferindo o direito ao acesso de uma educação pública de qualidade.

Biografia do Autor

Kamila Cunha dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Atualmente exerce a função de Secretária Escolar na Escola Municipal Estevão Castro, em Palmas - TO; Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, pela Universidade de Brasília (Sistema UAB) em andamento; graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (2016); graduada em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (2012). Participante do grupo de pesquisa em Formação de professores: fundamentos e metodologias de ensino, da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado
2019-07-18