PERCURSOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS EM CAJAZEIRAS/PB: DA ESCOLA ESPECIAL FRANCISCO DE ASSIS ÀS SALAS INCLUSIVAS
Abstract
O processo de educação de surdos é marcado por um forte processo de lutas em busca de direitos. A comunicação, sem dúvidas, é um fator importante neste processo e marca de uma identidade das comunidades surdas. Neste estudo, objetivamos discutir a trajetória histórica da população surda de Cajazeiras/PB, por meio da educação, percebendo a transição entre as classes / escolas especiais – no caso cajazeirense, da Escola Especial Francisco de Assis – às salas inclusivas. Partiremos, portanto, de uma pesquisa que, partindo da História Oral, com a entrevista de uma ex-professora da Escola Especial Francisco de Assis e dados colhidos na Escola Estadual Dom Moisés Coêlho – que recebera maior número de alunos surdos com a destinação de recursos para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Tal transição evidencia, para além das políticas públicas promovidas pelo Estado Brasileiro, o fomento a uma consciência histórica e construção de uma comunidade surda, em Cajazeiras.
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