PERCURSOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS EM CAJAZEIRAS/PB: DA ESCOLA ESPECIAL FRANCISCO DE ASSIS ÀS SALAS INCLUSIVAS

Abstract

O processo de educação de surdos é marcado por um forte processo de lutas em busca de direitos. A comunicação, sem dúvidas, é um fator importante neste processo e marca de uma identidade das comunidades surdas. Neste estudo, objetivamos discutir a trajetória histórica da população surda de Cajazeiras/PB, por meio da educação, percebendo a transição entre as classes / escolas especiais – no caso cajazeirense, da Escola Especial Francisco de Assis – às salas inclusivas. Partiremos, portanto, de uma pesquisa que, partindo da História Oral, com a entrevista de uma ex-professora da Escola Especial Francisco de Assis e dados colhidos na Escola Estadual Dom Moisés Coêlho – que recebera maior número de alunos surdos com a destinação de recursos para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Tal transição evidencia, para além das políticas públicas promovidas pelo Estado Brasileiro, o fomento a uma consciência histórica e construção de uma comunidade surda, em Cajazeiras.

Author Biography

Jefferson Fernandes de Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Ensino de História (pela UERN). Graduado em História (pela UFCG). Especialista Professor da Educação Básica nos Estados da Paraíba e Ceará.

References

AGUDO, Juan M. Pérez. La Psicopedagogía Sordomudística de Juan de Pablo Bonet. In: ARSENIO, Jose Gabriel Storch de Garcia y; RICAO, Antonio Gascón. Homenaje a Juan de Pablo Bonet: pioneiro de la educacíon oral de los sordos (Coord.). Institución Fernando el Católico: Zaragoza, 2020, p.471-502.
BANDEIRA, Maria Ilzanetti. A Escola Especial “Francisco de Assis”: sua origem, sua história, sua vida. Monografia. Especialização em Metodologia do Ensino. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, 1992.
CAPOVILLA, Fernando C. Filosofias Educacionais em relação ao surdo: do oralismo à comunicação total ao bilinguismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v.6, n.1, 2000, p.99-116.
CERRI, Luis Fernando. Ensino de História e Consciência Histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2011.
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. Avaliação do Aluno Surdo na Escola Regular: pressupostos e práticas de professores de uma escola da rede pública de Cajazeiras/PB. Mestrado em Ensino. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2020.
COSTA, Tácia. História da Educação de Surdos. Slide. 2016. Disponível em: . Acesso em 28 fev 2023
FERNANDES, Sueli; MOREIRA, Laura Caretta. Políticas de Educação Bilingue para Surdos: o contexto brasileiro. Educar em Revista, Edição Especial, n.2, 2014, p.51-69.
PERLIN, Gladis. Alternativas metodológicas para o aluno surdo. Santa Maria: UFSM, 2005.
PLATÃO. Maria Helena da Rocha Pereira (trad.). A República. Livro V, 460c. 9ªed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, s.n.t.
RAAD, Ingrid Lilian Fuhr; TUNES, Elizabeth. Deficiência como latrogênese. In: MARTINEZ, Albertina Mitjáns; TACCA, Maria Carmem Vilela Rosa (Org.). Possibilidades de Aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência. Campinas: Editora Alínea, 2011, p.15-45.
RICAO, Antonio Gascón. Pedro Ponce y Juan de Pablo Bonet, dos doctrinas pedagógicas enfrentadas. Site Cultura Sorda. Barcelona: 2013. Disponível em: . Acesso em 15 jan 23.
RODRÍGUEZ, Mª Paz González; POBLACIÓN, Gaspar F. Calvo. Ponce de León y la enseñanza de sordomudos. In: Coloquio de Historia de la Educación, XV, 2009, Pamplona-Iruñea. Navarra: Universidad Pública de Navarra, p.627-638.
SILVA, Francisco Uélisson da. Surdos/as que se constroem Surdos/as: o despontar do movimento linguístico-cultural surdo na cidade de Cajazeiras/PB. Mestrado em Educação. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação. 2017.
Published
2024-11-12