H2ELMINTOS: PROTÓTIPO DE APLICATIVO EDUCACIONAL MÓVEL PARA O ENSINO DE HELMINTOSES VEICULADAS PELA ÁGUA

Abstract

O uso de tecnologias no ensino médio tem se tornado uma prática corriqueira na educação contemporânea. Os aparatos tecnológicos desempenham um papel fundamental na transformação do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver um aplicativo educacional sobre verminoses de veiculação hídrica. Este foi utilizado com estudantes do ensino médio de uma escola pública em Pernambuco. Foi realizado uma avaliação com os alunos utilizando o google forms, para verificar a eficácia e atratividade do App. Os resultados apontaram um aumento dos níveis de engajamento e ao acesso ao compartilhamento das informações sobre água e educação em saúde, permitindo atividades de pesquisa e comunicação. O H2elmintOs foi desenvolvido, de modo que possa ser utilizado como uma proposta educativa onde é evidenciado a importância do uso das TDIC no aprimoramento e transformação das práticas pedagógicas as condições disponíveis em cada contexto escolar, no qual os estudantes estão inseridos.

Author Biographies

Henrique Victor Campos de Moura, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE), Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Rede Nacional Ensino de Ciências Ambientais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professor da Rede Estadual de Educação do Estado de Pernambuco.

André dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE), Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Rede Nacional Ensino de Ciências Ambientais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professor da Rede Estadual de Educação do Estado de Pernambuco.

Walma Nogueira Ramos Guimarães, Universidade Estadual de Pernambuco (UPE)

Doutora em Biotecnologia, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestre em Melhoramento Genético Vegetal, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-doutora em Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora na Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).

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Published
2025-01-24