ESTÁGIO EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNO DO CURSO DE MEDICINA
Abstract
A pandemia de COVID-19 exigiu medidas de restrições, com impactos nos diversos setores da sociedade, inclusive na educação médica, com a instituição do ensino remoto. Objetiva-se, então, relatar a experiência de acadêmico de Medicina, em estágio extracurricular voluntário, no atendimento a urgências e emergências clínicas em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por ocasião da segunda onda da pandemia de COVID-19. Trata-se de relato de experiência, a partir de vivência que aconteceu de julho a dezembro de 2021, em UPA no Rio de Janeiro. Evidencia-se a importância das atividades práticas para a construção dos conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades técnico-científicas, assim como da inteligência emocional para a produção do cuidado em saúde, no período de ensino remoto no processo de formação inicial. Portanto, a inserção dos acadêmicos nos serviços de saúde, em estágio extracurricular, potencializa o conhecimento construído na graduação, para tanto faz-se necessário discutir essa temática.
References
BARROS, M.N.D.S. et al. Nova metodologia de ensino do ECG: desmistificando a teoria na prática – ensino prático do ECG. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 40, n. 4, p. 751–756, out. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/RXbsLmvxHH9jG7H9NFWRdJB/abstract/?lang=pt# Acesso em: 15 jun. 2023.
BRASIL. Manual instrutivo da rede de atenção às urgências e emergências no Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
CÂMARA, S. F. et al. Vulnerabilidade socioeconômica à COVID-19 em municípios do Ceará. Revista de Administração Pública, Fortaleza, v. 54, n. 4, p. 1037–1051, jul. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/knZkdNmv7FGc5tdZBTzCGNM/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 15 jun. 2023.
CAMPOS, R. K. G. G. et al. Implementação de um fluxograma em unidade de pronto-atendimento durante a pandemia da COVID-19. Escola Anna Nery, v. 27, p. 20220233-20220239, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/pFR9MGb7QvZCb8bJVfv5cNp/# Acesso em: 17 jun. 2023.
CARLOTTI, A. P. C. P. Acesso vascular. Medicina, Ribeirão Preto, v. 45, n. 2, p. 208-214, 2012. DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v45i2p208-214. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/47597. Acesso em: 12 ago. 2023.
COELHO, B. M. et al. O Impacto da pandemia da COVID-19 na formação Médica: Uma Revisão Integrativa. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 7, n. 12, p. 522–545, 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/3363. Acesso em: 07 jul. 2023.
COSTA, G. P. O. et al. Enfrentamentos do Estudante na Iniciação da Semiologia Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 42, n. 2, p. 79–88, abr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/7RNXMB6qjwNfQh65pKqwg5s/abstract/?lang=pt# Acesso em: 17 jun. 2023.
NASCIMENTO, C.S.; FRAZÃO, P. D.; MATOS, J. M. F. Medidas de contenção do vírus Sars-CoV-2 em tempos pandêmicos: uma questão de saúde pública. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, Manaus, v. 6, p. 4805-4805, 2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/enfermagem/article/view/4805 Acesso em: 17 jun. 2023.
SILVA, P. A. et al. Atuação em equipes multiprofissionais de saúde: uma revisão sistemática. ConScientiae Saúde, São Paulo, v. 12, n. 01, p. 153-160, 2013. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/3987 Acesso em: 20 jul. 2023.
FERREIRA, I. G. et al. Atividades extracurriculares e formação médica: diversidade e flexibilidade curricular. IJHE-Interdisciplinary Journal of Health Education, Belem, v. 1, n. 2, 2016. Disponível em: https://ijhe.emnuvens.com.br/ijhe/article/view/111 Acesso em: 20 jul. 2023.
GAMA NETO, R. B. Impactos da COVID-19 sobre a economia mundial. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 113–127, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/134. Acesso em: 01 jul. 2023.
GOMES, G. S. S. et al. Impactos das inovações educacionais implementadas na educação médica em tempos de Covid-19: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 7, n. 9, p. 88544-88563, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35735 Acesso em: 20 jul. 2023.
MOTTA, E. V.; BARACAT, E. C. Treinamento de habilidades cirúrgicas para estudantes de medicina – papel da simulação. Revista de Medicina, São Paulo, v. 97, n. 1, p. 18-23, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/140910. Acesso em: 05 ago. 2023.
PINTO, A. V. F. A pandemia da COVID-19 e os impactos na saúde mental e bem-estar dos trabalhadores de saúde na linha de frente de Minas Gerais. 2022. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35710 Acesso em: 05 ago. 2023.
QUINTANILHA, L. F. et al. Impact of SARS-COV-2 pandemic on medical education: "compulsory" migration for elearning modality, preliminary insights from medical education managers. International Journal of Education and Health, Salvador, v. 05, n. 01, p. 119–125, 2021. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/3288. Acesso em: 05 jul. 2023.
SILVA, M. P. B. et al. The multiprofessional team front of the patient suffering from cardiorespiratory arrest. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 09, n. 11, p. e3119119761, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9761. Acesso em: 05 ago. 2023.
UCHIMURA, L. Y. T. et al. Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): características da gestão às redes de atenção no Paraná. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 39, n. 107, p. 972–983, out. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/jMs7mpjr7Yk4jbBvN9yfjsS/# Acesso em: 05 ago. 2023.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).