ESTÁGIO EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNO DO CURSO DE MEDICINA

Abstract

A pandemia de COVID-19 exigiu medidas de restrições, com impactos nos diversos setores da sociedade, inclusive na educação médica, com a instituição do ensino remoto. Objetiva-se, então, relatar a experiência de acadêmico de Medicina, em estágio extracurricular voluntário, no atendimento a urgências e emergências clínicas em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por ocasião da segunda onda da pandemia de COVID-19. Trata-se de relato de experiência, a partir de vivência que aconteceu de julho a dezembro de 2021, em UPA no Rio de Janeiro. Evidencia-se a importância das atividades práticas para a construção dos conhecimentos e desenvolvimento de competências e habilidades técnico-científicas, assim como da inteligência emocional para a produção do cuidado em saúde, no período de ensino remoto no processo de formação inicial. Portanto, a inserção dos acadêmicos nos serviços de saúde, em estágio extracurricular, potencializa o conhecimento construído na graduação, para tanto faz-se necessário discutir essa temática.

Author Biographies

Edmilson Alves Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduando do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Flavia Maria Amorim Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduanda do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Elane da Silva Barbosa, Universidade Potiguar (UnP)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação pela UERN. Especialista em Enfermagem do Trabalho pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Graduada no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela UERN. Atualmente, é Professora do curso de Enfermagem da Universidade Potiguar (UnP), campus Mossoró-RN.

Marcia Jaínne Campelo Chaves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestra em Educação pelo Programa Pós-Graduação em Educação - POSEDUC/UERN. Especialista em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e em Educação à Distância: Fundamentos e Ferramentas pela UECE. Graduação em Enfermagem pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). É Enfermeira assistencial do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte-CE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3855485595950474. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0877-0750. E-mail: jainne.campelo@hotmail.com

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Published
2025-01-24
Section
FLUXO CONTÍNUO - Relato de Experiência