SOBRE BARRO, BARROCO E LITERATURA AMERÍNDIA EM ROÇA BARROCA DE JOSELY VIANNA BAPTISTA
Abstract
O estudo propõe uma leitura da obra Roça Barroca (2011), da poeta e tradutora brasileira Josely Vianna Baptista. O livro, dividido entre a tradução de alguns mitos guaranis e poemas de Vianna Baptista, destaca a temática da gênese, da origem e do próprio barroco como movimento e devir. Desse modo, o caráter etnopoético do trabalho da autora, o vínculo da estética barroca com a literatura ameríndia e a perspectiva neobarroca expõem constantes atualizações que a conectam com as discussõespolíticas/estéticas em torno da cultura ameríndia no Brasil contemporâneo. Ao mesmo tempo, a obra também alude à coletividade e indaga sobre o viver junto.
References
AGUILAR, Gonzalo. Orígenes de Haroldo de Campos. Disponível em: http://www.lehman.cuny.edu/ciberletras/v01n02/Aguilar.htm. Acesso em 30 de agosto de 2018.
BAPTISTA, Josely Vianna. Roça barroca. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
BROTHERSTON, Gordon. Mitopoética e textualidade: o caso da América indígena. In: BERNARDINI, Aurora. FERREIRA, Jerusa Pires.(Orgs) Mitopoéticas: da Rússia às américas. São Paulo: Humanitas, 2006, p. 117-128.
CAMPOS, Haroldo. BERE’SHITH: a cena da origem e outros estudos de poética bíblica. São Paulo: Perspectiva, 2000.
CHIAMPI, Irlemar. Barroco e modernidade: ensaios sobre literatura latino-americana. São Paulo: Perspectiva, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La imagen-matriz: historia del arte y genealogia de la semejanza. In: Ante el tempo: historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Ed. , 2006. p. 83-111.
ESPOSITO, Roberto. Nada em comum. In: Communitas: origen y destino de la comunidad. Buenos Aires: Amorrotu, 2012, p. 21-49.
MONTALDO, Graciela. Estética de lo coletivo. Grumo n. 10, 2013, p. 18-23. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/de3363_fc5f94bb67fa4746a3a40482741fd357.pdf. Acesso em 16 de outubro de 2018.
SCRAMIM, Susana. Poesia e sobrevivência. In: PEDROSA, Celia. CAMARGO, Maria Lucia de Barros (Orgs.) Poéticas do olhar e outras leituras de poesia. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006, p. 177-192.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).