DOS MEDIADORES CURRICULARES: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA REDE ESTADUAL PAULISTA
Abstract
Este artigo objetiva descrever e analisar como ocorre a adequação e apropriação curricular da rede estadual paulista em relação aos aspectos da linguagem que permeiam a fundamentação curricular de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no que tange aos mediadores curriculares elaborados pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. Fundamenta-se em José Gimeno Sacristán, em relação aos níveis de concretização curricular, e na concepção bakhtiniana de linguagem, ancorando a compreensão do ensino desse componente em relação ao currículo prescrito estadual (São Paulo, 2019) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Metodologicamente, apoia-se na Análise Dialógica do Discurso para desvendar as relações e sentidos construídos. A discussão do objeto evidencia a contradição que há entre o currículo oficial e os mediadores curriculares, produzidos pela mesma instituição, o que conduz à conclusão da necessidade de readequação dos mediadores, tendo em vista a coerência sistêmica entre os dois documentos.
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4.ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006 [1992].
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013 [1963].
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 16.ed. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. Colab. Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. São Paulo: Hucitec, 2014 [1929].
BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Gêneros do discurso e ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa: das práticas aos objetos e habilidades. In: BUNZEN, Clécio. Pedagogização dos gêneros no contexto brasileiro: críticas, possibilidades e desafios. Recife: Pipa Comunicação, 2021.
BARROS, Ricardo Abdalla; AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de. O impacto do Programa São Paulo faz Escola em professores iniciantes. Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 2, p. 359–381, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362016000200359. Acesso em: 26 dez. 2023.
BRAIT, Beth. Análise e Teoria do Discurso. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: Outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-32.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.
CAZDEN, Courtney; COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, James; KALANTZIS, Mary; KRESS, Gunther; LUKE, Allan; LUKE, Carmen; MICHAELS, Sarah; NAKATA, Martin. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. Org. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa. Trad. Adriana Alves Pinto et al. Belo Horizonte: LED, 2021. Disponível em: https://www.led.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/275/2021/10/Umapedagogia-dos-multiletramentos.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 5.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários. São Paulo: Contexto, 2019 [1928].
PACHECO, José Augusto. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001.
ROJO, Roxane Helena. O texto no ensino-aprendizagem de línguas hoje: desafios da contemporaneidade. In: FINOTTI, Luisa Helena Borgres; MESQUITA, Elisete Maria Carvalho de; TRAVAGLIA, Luiz Carlos (org.). Gêneros de texto: caracterização e ensino. Uberlândia: EDUFU, 2007. p. 9-43.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da R. Rosa. 3. ed. Porto Alegre, ArtMed, 2000.
SANFELICE, José Luís. A política educacional do Estado de São Paulo: apontamentos. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 17, n. 18, p. 146–159, 2010. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/730/742. Acesso em: 26 dez. 2023.
SÃO PAULO. Estado. Decreto n. 40.473, de 21 de novembro de 1995. Institui o Programa de Reorganização das Escolas da Rede Pública Estadual. São Paulo, SP, 21 nov. 1995. Disponível 247 em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1995/decreto-40473- 21.11.1995.html. Acesso em: 26 dez. 2023.
SÃO PAULO. Estado. Resolução SE n. 76, de 7 de novembro de 2008. Dispõe sobre a implementação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, nas escolas da rede estadual. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/76_08.HTM?Time=29/08/2015%2013:59:04. Acesso em: 26 dez. 2023.
SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019a. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07 _2019.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.
SÃO PAULO. Estado. Sala do Futura Material Digital para Professores da Rede. São Paulo: SEDUC, 2023ª. Disponível em: https://atendimento.educacao.sp.gov.br/knowledgebase/article/SED-07509/pt-br. Acesso em: 26 dez. 2023.
SÃO PAULO. Estado. A persuasão no texto publicitário I – o cartaz 9º Ano Aula 16 – 3º bimestre. São Paulo: SEDUC, 2023b. Disponível em: https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/98404/569319.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).