AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE FORMAÇÃO DOCENTE ORIENTADO PARA O ENSINO ONLINE: CONTRIBUTOS PARA A INOVAÇÃO FORMATIVA
Abstract
Com suporte numa revisão sistemática da literatura realizada numa pesquisa anterior (XXXX, 2023), procurou-se identificar e caracterizar modelos de formação de professores/as. Posteriormente, com base nas características desses modelos, concebeu-se uma proposta de um modelo de formação de professores/as para o ensino online, categorizado nas três principais dimensões do modelo TPACK. Nesta pesquisa, pretende-se avaliar o modelo que foi implementado em formato de ação de curta duração. Para a concretização do processo, foi adotada a metodologia de estudo de caso múltiplo, uma vez que foram concebidas duas ações. Como instrumentos de recolha de dados, adotou-se a observação participante, bem como o inquérito por questionário aplicado aos/às docentes após o término das ações. Os resultados evidenciam que o modelo é adequado à concretização da formação de professores/as e à preparação destes/as profissionais para o ensino online, uma vez que proporciona contacto com diversas tecnologias e experiências de aprendizagem alinhadas com a atualidade.
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