SITUAÇÃO DE ESTUDO ÁGUA E O ESTUÁRIO LAGUNA DOS PATOS: A ELABORAÇÃO DE CONCEITOS DA CIÊNCIA QUÍMICA EM AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Abstract

Este estudo apresenta discussões e análises sobre questões associadas aos processos de elaboração de conceitos da Ciência Química em aulas do Ensino Fundamental, tendo como base a Situação de Estudo “Água e o Estuário Laguna dos Patos”. A metodologia envolveu a análise de documentos e concepções da Ciência Química a estudantes do Ensino Fundamental para planejar e desenvolver a Situação de Estudo em uma turma do 9º ano, que contou com o registro das aulas e entrevista semiestruturada. O material empírico foi transcrito e analisado com base na análise de conteúdo. Os resultados apontam para problematizações sobre os processos de elaboração conceitual da Ciência Química, a exemplo de discussões que envolvem a necessidade da inserção de signos e significados específicos e de novos nexos conceituais, que viabilizam pensar, interpretar e agir sobre situações cotidianas.

Author Biographies

Ana Rutz Devantier Reinke, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é professora do Colégio Estadual Cassiano do Nascimento, em Pelotas/RS.

Fábio André Sangiogo, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC, mestre em Educação nas Ciências e Licenciado em Química pela UNIJUÍ. Professor adjunto do Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos da UFPel, atuante no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel.

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Published
2024-08-12