A TRAJETÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II E AS MUDANÇAS PROVOCADAS PELA LEI 12.677/2012

Abstract

Por ser uma instituição nascida junto aos primeiros projetos educacionais para o Brasil e por ter desempenhado o papel de colégio modelo para a criação de outros, o Colégio Pedro II tem registrado em sua história decisões e projetos educacionais concebidos com objetivos nacionais. Este artigo tem por objetivo  analisar o percurso histórico do Colégio Pedro II, desde o momento de sua criação em 1837 até os dias recentes, quando se equiparou aos Institutos Federais por meio da Lei 12.677/2012, bem como busca examinar a documentação produzida pela instituição ou relacionada a ela, assim como a legislação aplicada à instituição, a fim de elucidar as mudanças percebidas na instituição ao longo de sua existência, destacando os ciclos de expansão, as eventuais dificuldades encontradas e os motivos que levaram o Colégio a reformular seu modelo educacional para continuar a oferecer ensino público de qualidade.

Author Biographies

Diogo Martins de Oliveira, Colégio Pedro II

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (Pelo ProfEPT / Colégio Pedro II). Atualmente é bibliotecário no Colégio Pedro II.

Adjovanes Thadeu Silva de Almeida, Colégio Pedro II

Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Educação (UERJ) e Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor do Colégio Pedro II, onde atua na Educação Básica (turmas de Ensino Fundamental e Médio) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado - PROFEPT). Professor titular do departamento de História do Colégio Pedro II.

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Published
2024-08-20
Section
Artigos