EDITORIAL
Abstract
O presente dossiê pretende acolher trabalhos que reflitam sobre os tensionamentos provocados pelos Coletivos Negros e Indígenas (CNI) nas Universidades Públicas brasileiras em relação às mudanças curriculares, às dinâmicas institucionais no que tange à garantia de acesso e permanência dos estudantes e à relação entre universidade e movimentos sociais. A introdução das Políticas de Ação Afirmativa no Brasil acarretou dentre outras mudanças fundamentais, no que concerne às relações de poder na sociedade brasileira, a reconfiguração das dinâmicas de luta no interior das Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse sentido, os CNI têm desempenhado um papel fundamental na luta contra o racismo na educação superior, participando ativamente do processo de denúncia da existência de uma hegemonia branca nas IES e reiterando a necessidade de adoção de práticas que consolidam a implementação das políticas afirmativas. Além disso, os coletivos proporcionam o fomento de espaços de acolhimento estudantil e de criação de ações e atividades institucionais antirracistas. Desse modo, os CNI têm proposto narrativas e práticas que confrontam a violência do conhecimento eurocêntrico reproduzido nas universidades brasileiras, apontando a importância da adoção das epistemologias africanas e pindorâmicas nos currículos, assim como tem tido papel fundamental no monitoramento das políticas de ingresso e permanência de estudantes negros/as e indígenas no ensino superior do país. Apesar dessa dinâmica inegável, ainda são escassos os estudos que se debruçam sobre o papel desses agentes sociais na luta antirracista e as implicações dessas atuações nas relações de poder nas universidades, tornando-se tarefa urgente visibilizar as ações dos CNI e os desafios que envolvem esses sujeitos políticos.
References
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).