ESCOLA DE APLICAÇÃO DA PARAÍBA: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL A PARTIR DA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
Abstract
Este artigo teve como objetivo geral investigar os rumos que configuraram a constituição das escolas de aplicação na historiografia brasileira, contribuindo na construção da identidade institucional. Desse modo, as bases teóricas sobre as instituições educacionais sustentaram-se em Saviani (2007), Araújo (2008), Vidal (2008). A partir da necessidade de compreender a identidade institucional da Escola de Aplicação da Paraíba, institucionalizada pela Lei nº 16 de 13 de dezembro de 1935, percorremos uma investigação através do site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, selecionando estudos com foco nessas instituições escolares. Verificou-se que as produções acadêmicas transitaram, em sua maioria, na nomenclatura de Colégio de Aplicação para relacioná-las como anexas às universidades públicas e privadas, nos anos de 1940 a 1950. No contexto paraibano, a Escola de Aplicação esteve vinculada inicialmente à Escola Normal, nos anos de 1930, servindo de campo de experimentação, ambiente de prática de professorandas.
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