POÉTICAS FEMINISTAS AFROCOLOMBIANAS PARA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

  • Artur Oriel Pereira Universidade Estadual de Campinas
  • Flávio Santiago Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Diáspora africana. Relações de gênero. Pedagogia descolonizadora. Literatura infantil.

Resumo

Nas sociedades de matriz africana Iorubá, Agni-Akan e Senufo as concepções de masculinidade e feminilidade transcendem as lógicas da colonialidade do poder, ser e saber. Para esses povos, o corpo é tomado como elemento histórico e ancestral, sendo um fator de individualização, de trabalho e de reprodução das funções sociais destinadas aos sexos. Com o movimento da diáspora africana, os conhecimentos remanescentes dessas cosmovisões reverberam em diferentes elementos da cultura latino-americana, construindo processos de hibridização e núcleos de resistências culturais. Nesse contexto, vemos mulheres griôs afrocolombianas reescrevendo histórias infantis, ressignificando as relações raciais e de gênero, procurando evidenciar outras possibilidades, diferentes das impostas pela colonialidade eurocêntrica. A partir desse quadro, este trabalho procura apontar representações para se pensar as questões de gênero, raça e corpo nas obras da poetisa griô Mary Grueso Romero. Trata-se de uma pesquisa construída com aporte teórico dos estudos decoloniais e do pensamento feminista negro, buscando a ampliação das nossas percepções a respeito de sermos, meninas, meninos, negras e não negras, de modo a invitar a construção de uma pedagogia descolonizadora desde a creche.

 

Biografia do Autor

Artur Oriel Pereira, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em Educação na Linha Educação e Ciências Sociais, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Sociopsicologia, pela Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Licenciado em Letras, pela Faculdade do Vale Elvira Dayrell. Licenciado em Pedagogia, pela Faculdade de São Paulo. Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Prefeitura do Município de São Paulo. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC) - Culturas Infantis, atuando nos temas: pedagogia da infância, sociologia da infância, amizades, relações de gênero e relações raciais.

Flávio Santiago, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação - UNICAMP (2019), mestre também pelo pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação - UNICAMP (2014) e licenciado em pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Durante o doutoramento realizou estágio sanduíche na Università degli Studi di Milano-Bicocca - Itália. Atualmente participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural - linha Culturas Infantis (UNICAMP) e tem desenvolvido pesquisas nos seguintes temas:pós-colonialismo,  pedagogia da infância, relações raciais, relações de gênero e educação das relações étnico-raciais em creches e pré-escolas.

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Publicado
2019-05-09