ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL

Abstract

Este artigo tem como objetivo compreender a importância do Ensino da Arte na Educação de Tempo Integral. Para isso, é apresentada uma discussão conceitual sobre a Educação Integral, apresentando seu percurso em Tempo Integral. Também são abordados aspectos históricos, conceituais e legais da Educação Integral no Brasil, procurando apresentar fatores relevantes desse campo em construção, como saberes, currículo e aprendizagem. A base teórica fundamenta-se em Cavalieri (2010), Coelho (2009), Saviani (2007), Teixeira (1959) e em diversos documentos oficiais.

Author Biography

Adriana dos Reis Martins, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Educação Artística Habilitação em Música (UFG), Mestre em Música (UFG), Doutora em Artes (Programa de Pós-Graduação em Artes – IA/UNESP - Dinter Interinstitucional UNESP – UFT) e Pós-doutora em Linguística e Literatura (Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura, da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Campus Araguaína - TO). Atualmente é Professora na Universidade Federal do Tocantins e Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Observatório das Artes e no Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural (PRÁXIS).

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Published
2024-10-23
Section
Artigos