CONTRATURNO ESCOLAR: QUE TEMPO É ESSE DE EDUCAR? REFLEXÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
Abstract
O contraturno escolar foi criado para suprir uma demanda social, de onde deixar as crianças enquanto os pais trabalham. Diferente disso, mais que um lugar para o passar o tempo, o contraturno precisa se constituir um tempo de oportunidades à educação integral dos estudantes e de suas comunidades. Com o objetivo de compreender a identidade educadora do contraturno escolar, inventariamos 34 trabalhos de pesquisa. A partir de uma revisão sistemática da produção científica brasileira, analisamos as acepções, os participantes, a gestão do tempo, os locais, as atividades fins e os objetivos. Concluímos, quatro modelos de contraturno escolar. O desafio é converter esse tempo, seja na escola ou em outras instituições, para produzir experiências coletivas e singulares, por processos de aprender diferentes conhecimentos, mas sobretudo, de desenvolver-se, na intencionalidade, com os outros e em seus territórios e assim, educar(se) integralmente.
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