ATIVIDADES DE EXTENSÃO CURRICULARIZADA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DE GURUPI-TO: EDUCAÇÃO SOCIAL A PARTIR DAS IDEIAS DE PAULO FREIRE
Abstract
Este artigo é resultado de trabalhos realizados em uma extensão curricularizada desenvolvida pelas licenciaturas em Pedagogia e Letras da Universidade de Gurupi – UnirG com parceria com o Sistema Socioeducativo - Unidade Semiliberdade no município de Gurupi - TO. Trata-se de uma proposta interdisciplinar na área da Educação Social com o objetivo de promover uma educação holística para os jovens em situação de semiliberdade. Essa iniciativa visava integrar saberes pedagógicos com práticas sociais voltadas para a ressocialização e reinserção desses adolescentes na sociedade. Nesse sentido, este trabalho discute os desafios e as potencialidades dessa experiência, destacando a importância da colaboração entre instituições de ensino superior e órgãos governamentais na promoção de uma educação inclusiva e transformadora. A partir dos diagnósticos e dados coletados, o objetivo é que os cursos da UnirG realizem atividades extensionistas para contribuir com a construção de uma sociedade justa e democrática. As atividades, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, envolvem os adolescentes da Unidade Semiliberdade e evidenciam a relevância do projeto para a cidadania, enquanto os acadêmicos estudam e vivenciam realidades educativas que propiciam uma educação libertadora e crítica fundamentada nos pressupostos de Paulo Freire.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em:
COSTA, Ludiana. A aplicabilidade das medidas socioeducativas na ressocialização dos adolescentes infratores internos no centro de atendimento socioeducativo de Palmas/TO. Palmas, 2019. Disponível em: https://central3.to.gov.br/arquivo/515810/ Acesso em 29 de agosto de 2023.
DELLORS, Jacques e outros. Educação: um tesouro a descobrir – 5 eds. – São Paulo: Cortez: Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2001.
FARIA, Marcus Vinicius Marques. Sistema Socioeducativo: o papel do agente de segurança e os aspectos pedagógicos das medidas socieducativas.Gurupi, 2019. Disponível em: https://central3.to.gov.br/arquivo/515810/ Acesso em 30 de agosto de 2023.
FREIRE, Paulo. Conscientização - teoria e prática de libertação:uma introdução ao pensamento de paulo Freire. 3 ed. São Paulo, Centauro, 2001.
____________. Política e Educação: Ensaios. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
____________. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários para prática educativa. 11ed. São Paulo, Paz e Terra, 1999.
_____________. Pedagogia do Oprimido. 5ª ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra.1978.
GADOTTI, M. Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos, Cuiabá, v. 18, n. 1, p. 10-32, 2012. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/view/3909/2386. Acesso em: 13 maio 2020.
NETO, Gabriel Alves da Costa. A proteção integral no cumprimento da medida socioeducativa de internação no Estado do Tocantins. Palmas-TO 2023. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/direito/article/view/15275 Acesso em 02 de setembro, 2023.
PASSONE, E. F. K. Educação social: quando o passado é desafio presente na formação docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 164, p. 688-714, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000200014. Acesso em: 13 maio 2020.
PINHEIRO, Jamilla Marques de Brito. A família, o adolescente e a efetividade entre o direito e o dever na medida socioeducativa de privação de liberdade. Miracema, 2021. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/2936. Acesso em 03 de setembro de 2023.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL UNIRG- PDI. 2019-2023.
SILVA, F. S. et al. Futebol Libertário: compromisso social na medida. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 28, n. 4, p. 832-845, 2008.
SOUZA, R. M. (2009). Protagonismo Juvenil: o discurso da juventude sem voz. Revista Brasileira de Adolescência e Conflitualidade, 1(1), 1-28. http://www.
observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/02/Protagonismo-juvenil-o-
discurso-da-juventude-sem-voz.pdf. Acesso em 01 de setembro de 2023.
VIANA, Quinara Resende Pereira da Silva. Capacitar e formar em tempos pandêmicos: uma avaliação participativa das ações socioeducativas em meio aberto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e dos técnicos de referência da Proteção Especial da Comarca de Porto Nacional, Tocantins. Brasília, 2023. Disponível em:https://bdm.unb.br/bitstream/10483/32212/1/2022_QuinaraResendePereiraDaSilvaViana_tcc.pdf Acesso em 01 de setembro de 2023.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).