ATIVIDADES DE EXTENSÃO CURRICULARIZADA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DE GURUPI-TO: EDUCAÇÃO SOCIAL A PARTIR DAS IDEIAS DE PAULO FREIRE

Abstract

Este artigo é resultado de trabalhos realizados em uma extensão curricularizada desenvolvida pelas licenciaturas em Pedagogia e Letras da Universidade de Gurupi – UnirG com parceria com o Sistema Socioeducativo - Unidade Semiliberdade no município de Gurupi - TO. Trata-se de uma proposta interdisciplinar na área da Educação Social com o objetivo de promover uma educação holística para os jovens em situação de semiliberdade. Essa iniciativa visava integrar saberes pedagógicos com práticas sociais voltadas para a ressocialização e reinserção desses adolescentes na sociedade. Nesse sentido, este trabalho discute os desafios e as potencialidades dessa experiência, destacando a importância da colaboração entre instituições de ensino superior e órgãos governamentais na promoção de uma educação inclusiva e transformadora. A partir dos diagnósticos e dados coletados, o objetivo é que os cursos da UnirG realizem atividades extensionistas para contribuir com a construção de uma sociedade justa e democrática. As atividades, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, envolvem os adolescentes da Unidade Semiliberdade e evidenciam a relevância do projeto para a cidadania, enquanto os acadêmicos estudam e vivenciam realidades educativas que propiciam uma educação libertadora e crítica fundamentada nos pressupostos de Paulo Freire.

Author Biographies

Jussara Resende Costa Santos, Universidade de Gurupi (UnirG)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e graduada em Pedagogia pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). É professora na Universidade de Gurupi (UnirG).

Rafael Silva Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É professor na Universidade de Gurupi – UnirG.

Edna Maria Cruz Pinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialista em Orientação Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). É professora na Universidade de Gurupi – UnirG e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Gurupi (IFTO).

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Published
2024-10-04