PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE O CORPO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ENTRE 2012 E 2022

Abstract

O presente estudo trata sobre o lugar da categoria corpo na recente produção de conhecimento em Educação Física, especialmente em periódicos da área vinculados ao campo das ciências humanas e sociais. Desse modo, temos a seguinte questão-problema: qual o lugar da categoria corpo na produção de conhecimento sobre Educação Física escolar, entre 2012 e 2022, em periódicos científicos da área? Metodologicamente, por via da técnica da análise de conteúdo e a partir do termo-chave de busca do material, denominado “corpo e Educação Física escolar”, estudamos dez trabalhos publicados nas revistas Motrivivência, Movimento, Conexões e Corpoconsciência. Assim, como síntese explicativa desse movimento de pesquisa, formulamos as seguintes categorias: 1) Corpo e suas diferenciações dentro da Educação Física; 2) Educação Física escolar e culturas; 3) Ludicidade, brincadeira e Educação Física escolar. O estudo apontou a diversificação dos debates em torno do corpo quando conectado com a Educação Física escolar na contemporaneidade, expressando a relação entre corpo e diversidade, ludicidade e cultura.

Author Biographies

Diliane do Socorro Maciel Ferreira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Educação Física (UFPA).

Renan Santos Furtado , Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA), e graduado em Educação Física (UFPA). É professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Jonas Gomes Pinheiro , Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA), e graduado em Educação Física (UFPA).

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Published
2024-06-17
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FLUXO CONTÍNUO - Artigos