O DISCURSO DA MILITARIZAÇÃO DOS ESCOLAS/COLÉGIOS CEARENSES E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Abstract

A Educação Física Escolar(EFE) está intimamente ligada no seu contexto histórico aos benefícios da classe dominante, onde mesmo após o surgimento de concepções voltadas para a justiça social, há uma dificuldade de superação de modelos tradicionais. Dentro dessas concepções, há grande influência militarista na disciplina, mas também há uma crescente quando se trata da educação em geral ao tratar o militarismo como solução para diferentes problemas educacionais, especialmente na educação pública. Pensando nisso, o objetivo geral do texto é apontar reflexões sobre as condições e possibilidade de uma EFE influenciadas por discursos pró-colégios militarizados no estado do Ceará. Para isso foram utilizados a pesquisa qualitativa com uso de análise de discurso midiático e revisão de literatura sobre o assunto. A revisão da literatura e análise dos jornais eletrônicos apontam avanços neoliberais e ultraconservadores na sociedade brasileira, além de pontuar outras desigualdades e problemáticas em relação à escola pública comum.

Author Biographies

Lucas Luan de Brito Cordeiro, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Mestrando em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Formado em Educação Física - Licenciatura na Universidade Federal do Ceará. Docente pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Atualmente trabalha na Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais.

Luciana Venancio, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe.

Luiz Sanches Neto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista.

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Published
2024-06-17