HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA A COMPREENSÃO DOS ATOS DE FALA
Abstract
O presente trabalho apresenta a evolução das Histórias em Quadrinhos (HQs) desde sua concepção em 1869, inicialmente relegadas ao status de mero entretenimento e passatempo. Contudo, ao longo do tempo, elas conquistaram espaço significativo na esfera social e, de maneira particular, nos contextos educacionais, emergindo como ferramenta de ensino. As HQs constituem um gênero textual versátil, passível de emprego nas salas de aula como recurso pedagógico e didático, engajando os alunos de forma lúdica no processo de aprendizagem da língua portuguesa. Nesse contexto, propomos as HQs como instrumento de ensino para aprofundar a compreensão dos atos de fala, à luz de autores como Silva (2020), Bazerman (2011), Ramos (2017), Rama e Vergueiro (2016), entre outros. Os procedimentos metodológicos são de natureza qualitativa, de ordem bibliográfica, expondo sequências didáticas para discutir e apresentar respostas à hipótese.
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