OVERVIEW OF TPACK IN PHYSICS EDUCATION RESEARCH
Abstract
Nos últimos anos, tem havido um amplo debate no campo educacional sobre como utilizar as tecnologias e as metodologias ativas de ensino. Com o avanço da sociedade e a introdução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse debate se intensificou, especialmente no ensino de física. O objetivo deste estudo foi analisar as pesquisas realizadas nos últimos cinco anos, disponíveis na plataforma da CAPES, utilizando os descritores "Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo" (TPACK) e "Conhecimento Tecnológico Didático do Conteúdo” (CTDC), com aplicação de filtros necessários para buscar estudos relacionados a ciências, tecnologias e metodologias ativas. Os resultados revelaram que poucos estudos abordam essas temáticas de forma integrada, limitando-se principalmente a avaliar a eficácia de softwares, jogos, metodologias e ferramentas no contexto do ensino tecnológico. Há, portanto, a necessidade de uma abordagem aprofundada que integre diferentes elementos pedagógicos para a construção do conhecimento científico por meio da tecnologia de forma mais autêntica
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