COMPLEXIDADE E DISRUPÇÃO TECNOLÓGICA: SETE SABERES NECESSÁRIOS PARA O CHATGPT
Abstract
Este trabalho é uma discussão teórica e crítica acerca da tecnologia de linguagem, ChatGPT, que pode conversar em tempo real com o usuário, criando textos estruturados e, por isso, tem intrigado os profissionais da educação. Tem-se por objetivo analisar como o ChatGPT pode ser utilizado na educação à luz da concepção crítica da complexidade, retratada nos sete saberes propostos por Edgar Morin. Como síntese desse diálogo, destaca-se três premissas relevantes: a inserção dessa ferramenta na educação requer uma abordagem crítico-reflexiva, considerando os desafios globais e a necessidade de mudança nas interações humanas; os problemas do ChatGPT refletem problemas humanos reais; não se deve atribuir ao ChatGPT habilidades humanas como a crítica, o diálogo, a criatividade e as relações sociais. É urgente expandir essas reflexões para uma inserção gradual e qualitativa de Inteligência Artificial (IA) na educação, promovendo uma mudança paradigmática, não se limitando à introdução de novas tecnologias, mas buscando criar modelos mentais, comportamentais e organizacionais novos, capazes de gerar soluções criativas e eficazes para os desafios dos novos tempos, bem como dos processos de ensino e de aprendizagem.
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