IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR DOS PROFESSORES NA ÁREA DA SAÚDE
Abstract
Objetivou-se descrever a identidade docente nas dimensões pessoal, profissional e administrativa nos cursos de graduação em Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, com abordagem quantitativa, realizados com 213 professores de cursos públicos e privados. A coleta de dados foi realizada in loco utilizando um questionário que abordou as dimensões pessoal, profissional e administrativa da identidade docente. A análise foi feita com auxílio do programa SPSS versão 16.0.Os resultados mostraram diferenças significativas entre os professores dos cursos públicos e privados nas dimensões pesquisadas mostraram também que os professores estão buscando por qualificação e por formação específica para a docência, e que existe um movimento de mudanças no sentido da valorização da formação pedagógica nas pós-graduações. O cenário em que se insere o docente reflete diretamente na construção de sua identidade e valorizar o docente significa valorizar o processo de formação.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).