OS CENÁRIOS ECOFORMADORES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS DE IDADE

Abstract

Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica é um lugar de grandes possibilidades. Os diferentes ambientes nos espaços na Educação Infantil são conhecidos como um diferencial, à medida que são lugares de aprender, de construir, de desconstruir contribuindo para a formação integral da criança. Nessa direção, o objetivo deste estudo é construir cenários ecoformadores para o desenvolvimento integral da criança de 0 a 3 anos de idade em um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de União da Vitória-PR por meio da metodologia de Projetos Criativos Ecoformadores (PCE). Metodologicamente optou-se pelo uso da pesquisa documental e bibliográfica amparada em uma abordagem qualitativa. Entre os autores utilizados destacamos ZWIEREWICZ E TORRE (2019), SIMÃO (2020), BARROS (2018), BNCC (2017), entre outros. Espera-se oportunizar à criança por meio dos cenários ecoformadores, seu desenvolvimento integral como forma de explorar, de realizar novas descobertas além da interação com o meio ambiente.

Author Biographies

Veridiane Muller Wolf , Universidade Alto vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Mestranda. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

Vera Lucia Simão, Universidade Alto vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC/ADEC, RIEC/UNIARP, RIEC ECOFOR, RIEC/FURB. 

Sandra Mara da Silva Schmickler , Universidade Alto vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Mestranda. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

References

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Published
2023-10-25