ENSINO DE ARTE NA ESCOLA: DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SOCIAL E NOVOS MODOS DE VER A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Abstract
Este artigo tem como objetivo discutir sobre a importância do ensino de Arte no ensino formal. O texto procura demonstrar que a apropriação do conhecimento Arte pelos alunos pode ser importante na promoção e acesso as potencialidades criadoras humanas. Nos estruturamos na perspectiva da Teoria Histórico-cultural, onde a arte é reconhecida como um conhecimento produzido historicamente pela humanidade e que, portanto, precisa ser transmitido sistemática e intencionalmente no ensino escolar. Na escola, a atividade intencional direcionada ao objeto leva o estudante a se apropriar deste, possibilitando a objetivação em novos produtos de sua atividade. A apropriação do conhecimento Arte permite o desenvolvimento da humanidade dos alunos, tornando evidente seu potencial social de transformação. O ensino de Arte auxilia na objetivação e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Neste trabalho, contudo, nossa ênfase recaiu sobre a imaginação e a criatividade, por serem conceitos recorrentes no ensino de Arte na escola.
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