MAKING OF DE UMA VIDEOAULA: NARRATIVA DE UMA CRIAÇÃO DOCENTE NA PANDEMIA DA COVID-19

Abstract

O trabalho docente é permeado por atividades diversas, sendo uma delas, a criação de estratégias pedagógicas. Dentre os recursos didáticos mais utilizados está a aula expositiva e essa foi modificada em função da pandemia COVID-19 com uso de tecnologias digitais. Esse artigo tem abordagem qualitativa e a metodologia usada é a pesquisa narrativa. O objetivo é analisar a experiência de uma professora que transformou suas aulas de power point em videoaulas para promover seu exercício profissional durante o ensino remoto.  O processo de elaboração do novo formato foi lento e progressivo, devido à falta de letramento digital. Por meio de visitas a memórias do passado, foi possível refletir sobre a repercussão de tal experiência em ações laborais futuras e na própria formação pedagógica da docente. Ao findar a narrativa, ela se descobre diferente e percebe pontos positivos no seu ser docente, gestados no período da pandemia.

Author Biography

Luciana Ferreira dos Santos Vaz, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduada em Enfermagem (pela UFTM) e em Pedagogia (pela UFSCar). Mestra em Ciências da Saúde e em Educação (pela UFTM) e doutoranda em Educação (pela UFTM). Docente do Centro de Educação Profissional (CEFORES/UFTM) em Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

References

BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil: #pátriavacinada. [Brasília, DF: MS], [2021]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-se-proteger. Acesso em: 15 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 07 abr. 2023.

CHIECHER, Analía Claudia; FICCO, Cecilia Rita; BERSÍA, Paola Belén; VALENZUELA, Jonathan Luna. Estratégias de aprendizagem na virtualidade imposta pela pandemia: contribuições para o desenho de contextos de aprendizagem na fase pós-pandemia. Sapienza: Revista Internacional de Estudos Interdisciplinares. São Paulo, v. 4, n. 1, p. e23005, 2023. Disponível em: https://journals.sapienzaeditorial.com/index.php/SIJIS/article/view/606. Acesso em: 7 abr. 2023.

CLANDININ, D. Jean. CONELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia, MG: EDUFU, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio - Revista de Letras. Vitória da Conquista, BA, v. 13, n. 1, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/9070. Acesso em: 8 abr. 2023.

MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Escritório Regional para as Américas. Histórico da pandemia de COVID-19. Brasília, DF; OPAS, [2020?]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/COVID19/historico-da-pandemia-COVID-19. Acesso em: 20 mar. 2023.

PRATA-LINHARES, Martha Maria; CARDOSO, Thiago da Silva Gusmão; LOPES Júnior, Derson da Silva; ZUKOWSKY-TAVARES, Cristina. Social distancing effects on the teaching systems and teacher education programmes in Brazil: reinventing without distorting teaching. Journal of Education for Teaching, Oxfordshire, Inglaterra, v. 46, n. 4, p. 554-564, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02607476.2020.1800406. Acesso em: 20 mar. 2023.

REUTER BRAUN, Jan Raphael; FIALHO, Franciso Antônio Pereira; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. Aplicações da criatividade na educação brasileira. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 52, p. 575-593, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/8417. Acesso em: 7 abr. 2023.

SIMAS, Vanessa França; PRADO, Guilherme Do Val Toledo; SEGOVIA, Jesús Domingo. Tornar-se professora: o saber da experiência na pesquisa narrativa. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica. Salvador, v. 4, n. 12, p. 991-1004, 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5289/pdf. Acesso em 05 abr. 2023.

SOUSA, Maria Goreti da Silva; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, Bragança Paulista, SP, v. 33, n. 2, p. 149-158. 2015. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149. Acesso em: 8 abr. 2023.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução João Batista Kreuch. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

VILELA, Elaine Gomes; BORREGO, Cristhiane Lopes; AZEVEDO, Adriana Barroso. Pesquisa Narrativa: uma proposta metodológica a partir da experiência. Revista Estudos Aplicados em Educação. São Caetano do Sul, SP, v.6, n. 12, p. 75-84, 2021. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8129. Acesso em 05 abr. 2023.
Published
2024-06-17
Section
FLUXO CONTÍNUO - Artigos