ENTRE ABAYOMIS E BAOBÁS, AS CRIANÇAS ESCUTAM HISTÓRIAS: PRÁTICAS DE CONTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO LUÍS-MA
Abstract
A contação de histórias é uma prática que precisa estar cada vez mais presente na escola de educação infantil. Ela se apresenta de muitas maneiras, no planejamento do professor, com a visita de um contador ou nos espaços culturais. As histórias infantis estão presentes nas vidas das pessoas, contadas e recontadas de muitas formas, criando hábitos de leitura capazes de transformar as individualidades. O objetivo, portanto, desse artigo é apresentar dados de vivências lúdicas das professoras de uma escola pública municipal da cidade de São Luís – MA com as crianças na Educação Infantil em um projeto sobre cultura africana. Através de relato das experiências, foram apresentadas as práticas de contação de histórias e as experiências lúdicas com as crianças no cotidiano da escola, evidenciando um ambiente encantado pela ludicidade e pelo prazer da escuta dos contos africanos. Com os resultados, foi possível compreender o processo auto formativo no encontro de educadoras e crianças, o qual tem possibilitado novos olhares sobre o momento de escutar histórias na escola de educação infantil e o conhecimento da cultura africana.
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