FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES: PRINCÍPIOS, CONCEITOS E DESAFIOS DAS POLÍTICAS
Abstract
O presente artigo intitulado “Formação continuada em serviço de professores: princípios, conceitos e desafios das políticas” faz uma reflexão acerca do percurso das políticas públicas para a formação de professores nas últimas décadas no Brasil. O objetivo geral consistiu em analisar os desafios para a efetivação das políticas públicas de formação de professores nas últimas décadas. Para isso, apresentou-se um breve percurso histórico de formação da profissão docente, discutiu-se as políticas públicas de formação continuada e a reconceitualização da formação de professores em serviço, bem como, os desafios das recentes políticas educacionais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus impactos na formação docente.Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico. As discussões foram subsidiadas por Gatti e Barreto (2009), Gatti (2008; 2009; 2013; 2019), Imbernon (2009; 2010), Nóvoa (2009a; 2009b; 2019), Libaneo (2012), Mororó (2018), Vasconcellos (2010), Minayo (2009) e Costa, Farias e Souza (2020), e outros, os quais embasam as discussões acerca da trajetória da formação docente no Brasil.
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