AÇÕES AFIRMATIVAS EDUCACIONAIS E POPULAÇÕES QUILOMBOLAS PÓS CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA DE 1988: O QUE TEMOS E O QUE QUEREMOS

Abstract

O texto parte de estudo bibliográfico abarcando legislação e direitos das comunidades quilombolas e seus habitantes, desde a infância, no que se refere à Educação e ações afirmativas na atualidade. Traça e analisa os processos de constituição e avanço de tais políticas, atentando ao direito à educação diferenciada e antirracista preconizadas nos quilombos, pensando avanços e perspectivas para tais grupos, incluindo suas populações desde bebês.

Author Biographies

Vanessa Ferreira Garcia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda do Programa de pós graduação da UFSCar, campus Sorocaba. Participante do grupo de pesquisa CRIEI/UFSCar e Núcleo de Educação e Estudos da Infância. 

Maria Walburga dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Doutora e Mestre em Educação (USP). Pesquisadora responsável pelo Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância (CRIEI) e o Núcleo de Educação e Estudos da Infância.

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Published
2023-05-16